top of page
motores7magazine

Gouveia recebe campeões de enduro


MUNDIAL ENDURO/GOUVEIA. A grande festa do Mundial de Enduro está de volta a Gouveia. Com a Serra da Estrela em pano de fundo a cidade recebe este fim-de-semana aquela que será a segunda prova do campeonato.

Será à chuva, que deve começar esta terceira do nacional da especialidade, depois da Super Especial nocturna de sexta-feira no centro hípico de Gouveia. À chegada a Gouveia o líder do campeonato na categoria rainha EnduroGP é o francês Mathais Bellino, que aos comandos da sua Husqvarna venceu o primeiro dia do campeonato. No segundo dia o vencedor foi o australiano Mathew Phillips e sucedeu a primeira vitória de sempre da francesa Sherco à geral numa prova do campeonato do mundo. É ele quem segue na segunda posição do campeonato com apenas dois pontos de diferença face a Bellino. O terceiro classificado do campeonato é o britânico Steve Holcombe, uma das boas surpresa da primeira ronda do ano naquele que é o seu ano de estreia entre as estrela do enduro mundial depois de integrar o pelotão do campeonato júnior.

CINCO PILOTOS PORTUGUESES

Espera-se um grande fim-de-semana de enduro, com os melhores pilotos do mundo a terem companhia de uma mão cheia de pilotos portugueses: Luís Oliveira na classe Enduro1; Luís Correia na Enduro3; Diogo Ventura na Juniores e os jovens Tomás Clemente e André Martins na Youth Cup.

Diogo Ventura esteve em excelente nível ao conseguir a terceira posição entre os Júniores na primeira ronda do mundial de enduro que se realizou na cidade marroquina de Agadir. Aos comandos da sua Gas Gas EC 250 o piloto de Góis esteve em excelente nível ao longo de todo o fim-de-semana. No segundo dia de prova, o piloto apoiado pela Alves Bandeira esteve irrepreensível ao lutar durante todo o dia pela vitória na classe Junior, terminando no degrau mais baixo do pódio com meio minuto de diferença para o vencedor após mais de 55 minutos de especiais cronometradas realizadas nos solos de areia e pedra de Agadir.

Na prova de Gouveia, com as especiais bastante encharcadas, o mesmo se passando com o percurso, os franceses e os britânicos poderão ter alguma vantagem pelo menos no primeiro dia de prova, pois são os mais habituados a este tipo de condições de terreno. Vindos directamente de Agadir em Marrocos onde deram início ao calendário deste novo ano, os pilotos do mundial têm pelo segundo ano consecutivo o Parque da Senhoras dos Verdes à sua espera e um percurso renovado em 40% da sua totalidade face ao que foi utilizado em 2015.

OS MELHORES LOCAIS PARA VER


Este ano toda a acção da prova volta a estar concentrada no Parque da Senhora dos Verdes, onde estarão não apenas o ‘paddock’ e o parque-fechado, mas ao redor estarão novamente desenhadas as especiais (Enduro-Test; Cross-Test e Extreme Test) numa combinação perfeita para o acompanhamento total por parte do público pois mesmo a pé facilmente todos se poderão deslocar entre as especiais para acompanhar ao vivo o desenrolar da competição. As especiais estão situadas em terreno bem pedregoso e com alguns relevos. Estão muito próximas umas das outras e são bastante fáceis de acompanhar, distando no máximo 1.000 metros umas das outras. O Cross Test deverá ter uma duração de 10 minutos, o Enduro Test cerca de 12 minutos e o Extreme Test deverá durar entre 3 e 4 minutos.

Em paralelo com esta segunda jornada do Mundial, disputa-se também em Gouveia a terceira jornada do Campeonato Nacional de Enduro.

MUNDIAL DE ENDURO (CAT. ENDUROGP): 1º Mathias Bellino (Husqvarna) 37 pontos; 2º Matthew Phillips (Sherco) 35; 3º Steve Holcombe (Beta) 26; 4º Johnny Aubert (Beta) 24; 5º Alex Salvini (Beta) 22; etc.

SABER MAIS

0 visualização0 comentário
bottom of page