Amamos viajar. Ponto! Todos! Mas odiamos as filas de check-in nos aeroportos, o espaço reduzido para o assento da frente e a aflição sobre o que podem fazer às nossas bagagens, no ventre do imenso pássaro de ferro. Razões para optar por um avião privado, como solução para estes males todos? Por Jorge Matias
Num jato privado, tudo se resume a um alívio, para o corpo e para a mente. Permite todo o espaço e privacidade, todo o conforto e prazer na viagem, ou até organizar reuniões de trabalho durante a viagem. Eis os cinco melhores modelos no mercado, de jatos privados. A cada fato, o seu sapato!
CESSNA CITATION X+ É o mais popular no mercado desde há duas décadas! Tem capacidade de transporte para 10 a 12 pessoas e bagagem, tripulação de três ou quatro elementos, autonomia para mais de 12 horas, com os tanques de combustível cheios, áreas de convívio e lazer. Preço unitário: 22 milhões de dólares (20 milhões de euros)!
DASSAULT FALCON 7X
Mas, com apenas 48 milhões de euros, pode adquirir um destes pássaros exclusivos. À velocidade de 1111 km/h, ainda hoje tem o recorde mundial da ligação entre Nova Iorque e Londres (seis horas). Tem capacidade para transportar até 19 passageiros (e bagagem, claro), tripulação de quatro elementos e espaços de convívio amplos. Não há erros, aqui! É uma aeronave desenvolvida a partir de tecnologias militares, capaz de voar por mais de 16 horas (novamente, com os tanques de combustível cheios). Já está a ser apresentado o 8X... Veremos.
GULFSTREAM G650 A Gulfstream aposta no requinte e no conforto! Os interiores são exuberantes e a “peça” que pode custar, em euros, 60 milhões, oferece todas as propriedades e acomodações que se possam imaginar. Só leva até 17 passageiros e bagagem, mais quatro tripulantes. Mas os espaços privados e de reunião, são dignos de um filme! É mais lento (pouco menos de 1000 km/h) e tem mais autonomia (13000 quilómetros), certo!
CHECK!
BOMBARDIER GLOBAL 6000
Este fabricante de origem canadiana apresenta uma aeronave fantástica e belíssima, equipada com um motor Rolls Royce. É um bimotor transatlântico (12000 km de capacidade de vôo), capaz de transportar até 12 passageiros e bagagem. Mais três tripulantes, claro. É uma das mais recentes e apreciadas proposta neste mercado.
GULFSTREAM G 550
Mas, se tiver disponíveis uns 55 milhões de euros, a Gulfstream tem a solução perfeita para si. É capaz de cruzar meio globo terrestre, reabastecer e voltar atrás, a uma velocidade média de 1000 km/h. Comporta até 10 a 12 passageiros e bagagem, e oferece todos os requisitos de privacidade.
É irmão mais novo do 650, claro, mas também por isso é o mais requintado em detalhes e exclusividade.