top of page
motores7magazine

Sofuoglu atravessa uma ponte na Turquia a 400 km/h!



Somente Kenan Sofuoglu pode saber o que se sente sobre uma moto em estrada à velocidade alucinante de 400 km/h. O piloto turco compete no Mundial de Supersport 600, foi capaz de voar baixinho a 400 km/h numa nova ponte no seu país natal. “Não acho que seja possível atravessar esta ponte mais rápido", reconheceu no final da experiência o piloto que estabeleceu este novo recorde sobre uma Kawasaki Ninja H2R com ailerons.


Para alcançar os vertiginosos 400 km /h, Sofuoglu fez antes algumas sessões de treino e esperou impaciente pela inauguração da nova ponte sobre o golfo de Izmit, a 50 quilómetros de Istambul. O desafio foi marcado para o início da manhã, porque todos os estudos apontavam que seria a hora ideal para se conseguir rodar mais rápido. O líder do campeonato do mundo Supersport vestiu um fato de couro especial e, todos os cálculos indicavam que, para reduzir o risco da explosão do pneu, ele teria que chegar à velocidade máxima em menos de 30 segundos. "Quando pedi a moto em 2015, a Kawasaki disse-me que a sua velocidade máxima era de 380 km / h. Fizemos apenas ligeiras alterações na moto, mantendo a sua configuração original. Cheguei aos 390 km/h nos últimos testes que realizei e hoje atingi os 400 kmh”, disse Sofuoglu.




A nova ponte Osman Gazi faz parte de um projeto rodoviário ambicioso, Orhangazi Gebze-Izmir que reduz substancialmente a distância entre o Izmir e Istambul.

"Tinha planeado realizar esta tentativa de recorde durante a abertura da ponte, mas tivemos que tirar proveito de melhores condições meteorológicas, por isso o fizemos às cinco horas da manhã. A velocidade máxima que conseguimos no Mundial de Superbike é de cerca de 300 km / h, 400 km / h é uma velocidade demasiado alta. Era um sonho antigo que eu tinha atingir esta velocidade, e graças a Deus consegui concretizá-lo.” Afirmou Kenan Sofuoglu, que nos dias 16 a 18 de setembro estará em Lausitzring (Alemanha) para disputar a próxima ronda do Mundial de Supersport, aspirando a alcançar o seu quinto título nesta categoria.









0 visualização0 comentário
bottom of page