O Gumball 3000 não é bem uma competição. É mais um evento onde um grupo de indivíduos ricos (muito ricos) se reúnem com outros indivíduos, igualmente ricos (muito ricos), para partilhar a sua paixão por carros. Daqueles que, “quando passam, já nem viste...” Por Jorge Matias
O Gumball 3000 é uma “corrida” reservada a celebridades, que se disputa em estradas públicas, ao longo de 3000 milhas (daí o seu nome, que corresponde a perto de 5000 km). A organização britânica pretende combinar carros vistosos, exclusivos e excessivos em todos os aspectos. Mesmo que isso possa trazer ao “piloto”, problemas adicionais com as autoridades locais. Vamos por partes. O evento anual, realiza-se desde 1999 e está sujeito a “regras rodoviárias locais”, digamos assim...
Foi muito criticado desde início por conta de alguns acidentes que acabaram por provocar duas mortes em 2007, durante a travessia da Macedónia. A simples inscrição no evento, implica o pagamento de 50 mil euros e todos os restantes custos ou recursos, ficam a cargo de cada “rico inscrito”.
E, para onde vai todo este dinheiro? Obras sociais locais! Nas localidades por onde passa! Simples, como isso! O mais de um milhão de dólares, angariado todos os anos, apenas em inscrições, serve para apoiar iniciativas de apoio social, nas localidades por onde passa o itinerário. E, nem vale a pena pensar a sério, sobre o que estes senhores gastam em restaurantes e bares nos sítios por onde passam. David Hasselhof está na penúria e, “apenas” trouxe dois Ferraris da colecção pessoal... Veyron's, Aventador's, Koenigsegg's, 488's, Batmobile's, tudo isso rola aqui.
Leu bem: Batmobile!
Ah! Era de um filme? Não! Há quem tenha dois! E faz corridas com outro amigo que também tem... dois (é nos USA, portanto, nada que preocupe)... Foi este o princípio do Team Galag, que “encomendou”, preparou e melhorou as características do Tumbler. E, acontece que o Tumbler é um conceito, não uma marca! Fica claro que, um Tumbler Batmobile não pode ser comprado. É uma montagem de um conceito, bem concebido e desenvolvido. Mais uns milhões, portanto!
A edição de 2016, foi de Dublin (Irlanda) a Bucareste (Roménia), durante a primavera de Maio. Em 2017, vai desde Riga (Letónia) a Mikonos (Grécia).