São cinco estradas potencialmente perigosas, já conhecidas de muitos aventureiros, cinco ‘caminhos’ tão mortais, como fascinantes. Vale a pena conhecê-los...
<>
TOP 5
1 - The Himalayas, South Asia
2 - Road from Shyari to Ishtyari in India
3 - Vitim River Crossing, Siberia
4 - South Yungas Road, Bolivia (the Death Road's counterpart)
5 - The Atlantic Road in Norway
5. ESTRADA ATLÂNTICA, NORUEGA
A estrada quinta estrada mais perigosa é esta, na Noruega. Trecho com bom pavimento e muitas curvas, atravessa numa secção de 8,3 quilómetros (5,2 milhas) várias pequenas ilhas no Fjord da Noruega. Parece uma via surreal e o único fator que impede o mar de parecer ser mais alto são os guarda-ralis.
Foi inaugurada em 1989 e premiada como uma das melhores estradas para o turismo, mas parece uma estrada surreal, sendo constantemente inundada pelas águas geladas do Atlântico Norte. Há que já lá tenha feito ski-aquático puxado por um carro!
4 . ESTRADA DE YUNGAS ROAD, BOLÍVIA
A South Yungas Road South é um trecho longo de terra batida a alta altitude e com a largura exata de dois carros. De um lado da estrada está a montanha, e do outro, um enorme precipício, onde após uma queda as hipóteses de cá não ficar para contar são potencialmente elevadas.
Se a for experimentar, o melhor aviso de perigo que tem são as muitas cruzes a assinalar numerosos acidentes mortais, nesta via onde é habitual a passagem de autocarros e camiões…!
3. PONTE ‘VITIM RIVER’, SIBÉRIA
É a leste que encontramos que encontramos o ponto que é considerado como a terceira via mais perigosa do globo: a ponte Rio das Vitimas ou “Vitim River Crossing”, na Sibéria é um dos muitos restos ainda de pé do antigo império Soviético.
É uma ponte de madeira em cima de uma estutura em ferro, algo que não combina muito bem, sobretudo devido à sua decadente conservação. Mas, ao menos se alguém cair, cai na água, o que já não é mau!
2. ESTRADA DE SHYARI, ÍNDIA
A via classificada como a segunda mais perigosa do globo está na India. É a estrada de Shyari, longa, muito, muito estreita, e também, potencialmente mortal em caso de acidente! Caso queria por ali passar é conveniente não ter aversão a alturas.
Mas se acha que tem mesmo espírito de aventura, relaxe à mesma, contenha a respiração e avance… Pior mesmo, só um salto de avião sem pára-quedas!
1 . ESTRADA DOS HIMALAIS, SUL ASIÁTICO
E eis-nos chegados à mais perigosa. Himalaias, sim, os famosos Himalaias dão-lhe o nome. Fica perto de Pangi Valle. Sendo também conhecida como Estrada da Morte, foi aberta à seis anos atrás em plena cordilheira himalaia e por ela passam númerosos veículos com motor… a cerca de 4.419 metros de altura!
É definitivamente aqui, que a nossa ‘rota mortal’ encontra o caminho mais estreito, com apenas espaço em alguns pontos para uma pessoa ou um motociclo.
Imagine que almoçou tarde, e logo às 2h46 ali vai montado na moto que escolheu para essa ocasião: tenha cuidado ou o seu estômago pode virar-se ao contrário. Nela, são poucos os que se arriscam sozinhos.
<>