SPORT / Kris Meeke e Paul Nagle em Citroen DS3 WRC foram os vencedores do 66º Rali da Finlândia, a oitava ronda do Campeonato do Mundo de 2016. O campeão do IRC em 2009, Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC) foi segundo a 29,1s, e Craig Breen terceiro (Citroen DS3 WRC). Bernardo Sousa também subiu ao pódio no Drive DMack Fiesta Trophy.
Três, é o número de triunfos que já soma o piloto britânico no WRC. Duas – como o campeão Ogier – na presente temporada de "transição" para Meeke que disputa parcialmente o campeonato, consumadas com este primeiro êxito de um piloto do Reino Unido na Finlândia.
O britãnico é ainda, o sexto piloto não-escandinavo de sempre a vencer os emblemáticos "1000 Lagos", após o espanhol Carlos Sainz, o estónio Markko Martin e os franceses Didier Auriol, Sebastien Loeb e Sebastien Ogier.
Jari-Matti Latvala com o VW Polo R terminou o rali a escassos 29.1s de Kris Meeke
Foi uma vitória construída a grande velocidade, obrigatória para o piloto de Dungannon construir uma vantagem que o livrasse dos ataques de Latvala, manter a liderança no último dia da competição e abrir o champanhe.
Fantástico esteve também Craig Breen, sendo capaz de fechar o pódio na frente do frenético belga Thierry Neuville (4,6 "A diferença entre os dois) e de Hayden Paddon com os dois Hyundai. O irlandês chegou com uma vantagem que lhe permitiu disputar tranquilo a Power Stage. Fim de semana negro para Sebastien Ogier e Julien Ingrassia, isto porque o campeão do mundo realizou uma das piores corridas para a história da Volkswagen Motorsport, quase comparável ao seu duplo acidente em 2014, na Alemanha.
Bem ao contrário do norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC) que concluiu o ral na sexta posição, mantendo idêntica posição no Mundial de Pilotos, o estónio Ott Tanak com o outro Fiesta da D-Mack WRT com muitos azares pelo caminho, acabou por sair da Finlândia sem pontuar.
O finlandês Esapekka Lappi levou o Skoda RS ao triunfo nos WRC 2
BERNARDO SOUSA BRILHANTE NO D-MACK FIESTA TROPHY
O piloto madeirense concluiu o rali com o segundo lugar no Drive DMack Fiesta Trophy, a cerca de dois minutos de Max Vatanen, filho do lendário piloto de ralis e duas vezes vencedor do Rali da Finlândia. Com um triunfo na super-especial Bewrnardo Sousa foi o primeiro líder da competição. No sábado, começou por andar no quinto posto e foi subindo de rendimento. Primeiro passou a quarto, e mais tarde entrou para o último lugar do pódio com duas vitórias em classificativas. E foi com esta melhoria consistente de performances que hoje o madeirense terminou o Rali da Finlândia com excelente segundo posto no Drive D-Mack Fiesta Trophy.
RESULTADOS
Classificação final:
WRC
1º Kris Meeke (GBR) CITROËN, 2h38,05.8
2ºJari-Matti Latvala (FIN) VOLKSWAGEN, + 29.1
3º Craig Breen (IRL) CITROËN, + 1m41.3
4º Thierry Neuville (BEL) HYUNDAI, + 1m45.9
5º Hayden Paddon (NZL) HYUNDAI, + 1m48.2
6º Mads Ostberg (NOR) FORD, + 2m04.6
WRC 2
1º Esapekka Lappi (FIN) SKODA, 2h42,59.6
2º Teemu Suninen (FIN) SKODA, + 41.7
3º Elfyn Evans (GBR) FORD, + 2m01.8
TROFÉU FIESTA D-MACK
1º Max Vatanen / Maxime Vilmot (FIN/FRA) 3h03,56.0
2º Bernardo Sousa / Hugo Magalhaes (POR / POR), + 2:25.0
3º Jakub Brzezinski / Jakub Gerber (POL / POL), + 4:34.0
CAMPEONATO (após 8 de 14 provas)
1º Sebastien Ogier / Volkswagen Motorsport,143 pontos; 2º Andreas Mikkelsen / Volkswagen Motorsport, 98; 3º Jari-Matti Latvala / Volkswagen Motorsport, 87; 4º Hayden Paddon / Hyundai Motorsport, 84; 5º Thierry Neuville / Hyundai Motorsport, 76; 6º Mads Ostberg / M-Sport WRT, 70
7º Dani Sordo / Hyundai Motorsport, 68; 8º Ott Tanak / DMACK WRT, 52; 9º Kris Meeke / Abu Dhabi Total WRT, 51; 10º Craig Breen / Abu Dhabi Total WRT, 25