top of page

A tragédia em Vila do Conde que tirou a vida a Luis Fernandes


No próximo dia 26 de Agosto, completam-se 44 anos sobre uma das maiores tragédias do automobilismo em Vila do Conde, quando o Lotus de Luis Fernandes mergulhou desgovernado no Rio Ave. O piloto foi retirado da água já sem vida.

Sábado , 26 de Agosto de 1972 . Às 16h30 dá-se início aos treinos para a corrida de Fórmulas V e Ford , em que participam Ernesto Neves , com o Lotus 69 , e Luís Fernandes , com o Lotus 61, entre outros .

Logo na primeira volta , ao chegar à "curva do rio" , Luís Fernandes perde o controle do seu carro e este mergulha , desgovernado , no rio Ave . Apesar da relativa rapidez dos socorros , o piloto foi retirado da água já sem vida , tornando-se na primeira vítima fatal de uma corrida de automóveis em Vila do Conde .

"Nené" seria o vencedor da Fórmula Ford e da corrida de Grupos 3 ,4 e 5 , com o Lotus 62 . No Grupo 1, o Camaro começou a "fumegar" e , literalmente , "arrastou-se" até ao final , para frustração dos milhares de adeptos vilacondenses, nada habituados a ver o seu ídolo andar tão devagar . Mas a ocasião não era para festejos e celebrações , como se verifica pelo "ar" sombrio de Ernesto Neves enquanto "carrega" as suas tristemente conquistadas coroas de louros . Aliás , "Nené" não compareceu à cerimónia de entrega dos prémios e , em consequência ,os respectivos troféus ... desapareceram ! E esta seria a última vez que o grande campeão correria em Vila do Conde , confirmando o velho ditado que diz que "uma desgraça nunca vem só" .

Luís Fernandes, ao meio, foi também um vencedor e uma figura marcante no panorama do automobilismo desportivo em Portugal . A sua memória ficará para sempre ligada ao circuito de Vila do Conde, quer pelo seu desaparecimento quer pelas vitórias que aí conquistou

CIRCUITO DE VILA DO CONDE 1975


Kommentare


bottom of page