top of page
motores7magazine

Pablo Quintanilha surpreende Price na ponta final do Rali do Atacama


Com uma etapa final de ‘faca nos dentes’, o chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna) venceu a derradeira tirada, e com perto de dois minutos de vantagem sobre Toby Price – o piloto da KTM teve um erro de navegação – venceu o Rali do Atacama.

Menos feliz foi o português Paulo Gonçalves (Honda) que terminou na 4ª posição a etapa e perdeu o terceiro lugar para o argentino Kevin Benavides.

O chileno fez uma impressionante recuperação até à vitoria, depois da organização atribuir-lhe uma penalização de seis minutos no segundo dia. Quintanilla (Husqvarna) fez um regresso heroico a casa, ao alcançar o triunfo na última etapa do Rali do Atacama. O chileno superou na última especial Toby Price, que partiu com 1m26 de vantagem, mas um erro de navegação custou-lhe quase dois minutos de desvantagem para o piloto da Husqvarna, diferença suficiente para sentir o peso da derrota no último dia do rali.

Quintanilla foi claramente o piloto mais rápido durante toda a semana, no entanto, tinha a seu desfavor uma penalização de seis minutos no segundo dia, o que o obrigou a um esforço extra para recuperar essa diferença para o australiano vencedor do Dakar em 2016. Com este triunfo, o piloto da Husqvarna passou a liderar o Campeonato do Mundo de Ralis Todo-Terreno, desalojando dessa posição o piloto britânico da KTM, Sam Sunderland que uma vez mais bateu o seu colega de equipa Matthias Walkner, terminando o rali na quinta posição.

Toby Price

A mudança de posições não se deu apenas na definição do primeiro lugar, mas também no terceiro lugar do pódio, perdido por uma magra diferença por Paulo Gonçalves para o seu companheiro da Honda, Kevin Benavides. O argentino esteve hoje perfeito e muito rápido, tal como Laia Sanz (KTM) que concluiu a etapa final com um décimo segundo lugar. A piloto catalã passou por um rali cheio de problemas, mas que serviu para a sua preparação para o Dakar, concentrando agora a sua atenção na conquista do Mundial de Enduro, à procura do seu 5º título mundial na categoria Senhoras e que completaria 18º títulos mundiais (!), uma vez que Laia Sanz tem outros 13 títulos no trial.

Paulo Gonçalves

Kevin Benavides

Classificação da 5ª etapa: 1. Pablo Quintanilla (CHI / Husqvarna) 58:51.2. Kevin Benavides (ARG / Honda) em 1:27.3. Toby Preço (AUS / KTM) a 1:55.4. Sam Sunderland (GBR / KTM) a 3:54.5. Paulo Goncalves (POR / Honda) 04:04....12.- Laia Sanz (ESP / KTM) a 12:41.

Classificação final do Rali do Atacama: 1. Pablo Quintanilla (CHI / Husqvarna) 11h 48:38; 2. Toby Preço (AUS / KTM) a 29 s.3. Kevin Benavides (ARG / Honda) a 9:35; 4. Paulo Goncalves (POR / Honda) às 10:02.5. Sam Sunderland (GBR / KTM) a 38:43


0 visualização0 comentário
bottom of page