Idanha-a-Nova, volta a encher-se, com as melhores equipas do TT nacional e com fortes formações internacionais para mais uma edição da baja da Escuderia Castelo Branco, já nos próximos dias 9 e 10 setembro.
Com a discussão dos campeonatos ao rubro, a sexta ronda nos automóveis e quinta nas motos, nos quads e nos UTV-Buggy, conta com bons argumentos para resultar num fim-de-semana espetacular em terras beirãs. Os principais candidatos às vitórias nos respectivos campeonatos confirmaram presença e a confiança na organização da Escuderia Castelo Branco, reflete-se igualmente no número de participantes. São cerca de 140, aqueles que se inscreveram para a Baja TT Idanha-a-Nova.
João Ramos (Toyota Hilux)
Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer)
TRIO FAVORITO NOS AUTOMÓVEIS:
NUNO MATOS, JOÃO RAMOS E MIGUEL BARBOSA
Nos automóveis, destaque para os três primeiros do campeonato, Nuno Matos, João Ramos e Miguel Barbosa, que procuram vencer. Depois dos brilhantes triunfos na Baja Reguengos de Monsaraz e na última prova do campeonato, a Baja do Pinhal, Nuno Matos sublinha que, “Felizmente o campeonato está ao rubro e nós, tal como aconteceu o ano passado, estamos novamente na discussão. Seja como for, a pressão não está do nosso lado, são os nossos adversários que terão de assumir essa responsabilidade porque nós, independentemente do que acontecer, estaremos na discussão pelo título na Baja de Portalegre. Ainda assim, vamos como sempre tentar encontrar um ritmo forte e entrar na luta pela vitória”, concluiu o líder do CNTT, que em caso de vitória em Idanha-a-Nova vai garantr o desejado título absoluto.
Nas motos, Sebastian Buhler quer manter a liderança, mas tem o favorito António Maio desejoso de ganhar e recuperar pontos. Entre estes, há que contar com a armada estrangeira, por força da prova pontuar para o Europeu de Bajas e para a Baja FIM Cup. Alguns dos pilotos presentes repetem a experiência e apresentam-se mais competitivos. Nos quads e nos UTV-Buggy também está tudo em aberto.
Os automóveis estão em maior número nesta edição da prova da Escuderia Castelo Branco. No total, são 42 os inscritos, mais um do que a totalidade das motos, disciplina em que poderá sofrer actualizações no número de concorrentes até quarta-feira. Os UTV-Buggy são 38 e, por fim, os quads contam com 15 participantes. A competição começa logo na sexta-feira, dia 9, com o prólogo das motos, às 14h20. Às 16 horas partem para o primeiro sector selectivo, enquanto os automóveis apenas iniciam a prova com o prólogo às 17h20. No sábado, dia 10, as motos partem para o único sector selectivo do dia às 9h30. Já os carros começam às 8h25 e 13h40 têm novo sector. No total, as motos cumprem 335,37 km contra o cronómetro e os automóveis chegam aos 350,90 km.
Dois meses e meio depois do interregno de verão o Campeonato de Todo-o-Terreno está de regresso e promete um fim-de-semana em pleno, com a prova beirã a percorrer os concelhos da Idanha-a-Nova e Penamacor. Entre as presenças nas motos, de salientar a presença de Hélder Rodrigues e de Xavier de Soultrait, companheiro de equipa do piloto luso, piloto oficial da Yamaha e 13º no Dakar 2015. Destacam-se ainda as presenças de David Adrià, piloto da Honda Espanha que recentemente foi o 4º classificado na Baja de Aragón, de Minaudier Loic que foi 33º nesta última edição do Dakar. Na classe dos Quad não se pode deixa de mencionar o nome de Oriol Vidal, 3º no Troféu catalão de resistência em 2015 e 6º lugar em Pont de Vaux em 2013.
JOVEM SEBASTIAN BUHLER LIDERA NAS MOTOS
Com o Nacional de TT 2016 a ter sido já marcado por uma queda do atual campeão nacional António Maio em Loulé, antecedida de outra de Mário Patrão em Reguengos, é o jovem piloto da Yamaha, Sebastian Buhler quem lidera o campeonato onde regista um triunfo e três subidas ao pódio.
O jovem piloto da Yamaha vem de uma excelente participação internacional na Grécia, mas há que ter em conta que António Maio (Yamaha) venceu todas as três provas que terminou, pelo que assume o favoritismo para esta corrida tendo como principais adversários o seu companheiro de equipa e líder do campeonato e Gustavo Gaudêncio (Honda) que regista três segundos lugares. Outros pilotos a ter em conta na prova beirã são, António Pereira (Yamaha) que lidera a Classe TT2, David Megre (KTM) que é 5º do campeonato, Salvador Vargas (KTM) que é 2º da classe TT3 e Fausto Mota (Yamaha), o atual campeão TT3 que regressa às competições nacionais depois da violenta queda sofrida no Rally de Merzouga.
Entre os quad, se Beto Borrego (Yamaha) tinha vindo a dominar por completo a competição Quad com três vitórias sempre secundado por Arnaldo Martins (Suzuki), inúmeros problemas na Baja TT do Pinhal - ganha pelo seu direto adversário - relegaram-no para o 2º lugar com menos dois pontos que o regressado piloto de Cabeceiras de Basto. João Dias (Polaris) e Ricardo Carvalho (Yamaha) nos UTV/Buggy, são os pilotos a ter em conta nestes troféus.
RESULTADOS
Classificações do CNTT / AUTO (após 4 jornadas)
1º NUNO MATOS (OPEL MOKKA PROTO), 95 PONTOS / 2 VITÓRIAS
2º JOÃO RAMOS (TOYOTA HILUX), 86 / 1 VITÓRIA
3º MIGUEL BARBOSA (MITSUBISHI LANCER), 45 / 1 VITÓRIA
4º TIAGO REIS (TOYOTA RAV4), 26
5º NUNO CARVALHO (MERCEDES PROTO), 22
6º ANDRÉ DA COSTA AMARAL, 22
7º JOÃO ROSA (FORD RANGER), 17
8º ALEXANDRE FRANCO (BMW SÉRIE 1 PROTO), 17
9º LUÍS FERREIRA (NISSAN PATHFINDER), 16
10º FILIPE CARVALHO (NISSAN NAVARRA),16
Classificações do CNTT / MOTO (após 4 jornadas)
1º SEBASTIAN BUHLER (YAMAHA), 69 PONTOS
2º ANTÓNIO MAIO (YAMAHA), 60
3º ANTÓNIO PEREIRA
4º GUSTAVO GAUDÊNCIO (HONDA), 43
5º DAVID MEGRE (KTM) E SALVADOR VARGAS (KTM), 34