No fecho do campeonato nacional de Supercross e em noite de regresso ao Ribatejo, a Paço dos Negros, Paulo Alberto (Honda) conquistou os títulos nacionais nas classes Elite e SX1.
Diogo Graça (Husqvarna) não precisou de vencer para conquistar o primeiro lugar em SX2.
Em noite de todas as decisões foram muitos os que se deslocaram até à pista de Paço dos Negros, facto que nem surpreende face à popularidade da modalidade entre as gentes ribatejanas. Em perspetiva, estava a luta entre Hugo Basaúla, campeão em título e líder do campeonato, e Paulo Alberto, que nos ‘intervalos’ dos campeonatos brasileiros acabou por cumprir na integra o nacional de Supercross 2016.
PAULO ALBERTO É CAMPEÃO SX1 COM HONDA DE MOTOR A DOIS TEMPOS
HUGO BASAÚLA (PLACA 1) CEDEU A LIDERANÇA PARA O TITULO NA ÚLTIMA JORNADA
Hugo Basaúla foi quem melhor começou a noite ao ser mais uma vez o mais rápido nas Red Bull Flying Lap's, mas em ambas as finais, a sorte nada quis com o campeão nacional, forçado ao abandono com problemas na moto. Basaúla desesperava, ao ver o título fugir-lhe entre os dedos, primeiro nas voltas iniciais da primeira final da noite, quando lutava pela vitória, e depois a meio da final quando lutava com Paulo Alberto pelo primeiro posto.
E foi o piloto da Honda que venceu ambas as corridas da noite, levando o campeonato para casa. Paulo Alberto desalojou da primeira posição Joaquim Rodrigues nas derradeiras duas voltas da primeira final. Liderou depois durante metade da segunda final, a caminho do título absoluto e de SX1 - um título que marca igualmente o regresso de uma moto com motor a dois-tempos ao degrau mais alto do pódio do Supercross!
Paulo Gonçalves tinha sido o último campeão nacional com um motor desprovido de válvulas à cabeça… há 14 anos atrás!
DIOGO GRAÇA O CAMPEÃO SX2
Sandro Peixe fechou a noite na segunda posição global para concluir o campeonato em terceiro, com Joel Costas a conseguir a sua primeira vitória do ano em SX2 mas sem destronar Diogo Graça do título de campeão na classe, numa noite onde Hugo Santos regressou aos pódios ao ser o terceiro na SX1, ele que é um dos pilotos com melhor palmarés no MX e SX nacionais.
Com o seu campeonato já concluído desde a prova anterior os Infantis estiveram igualmente em Paço dos Negros, com vitórias de Sandro Lobo na classe Open e Infantis B e Martim Maria em Infantis A.
RESULTADOS
Classificação final
SX2
1º Joel Costas - Suzuki com 50 pontos
2º Diogo Graça - Husqvarna 42
3º Pedro Carvalho - Yamaha 42
4º André Sérgio - Yamaha 34
5º Diogo Pereira - Suzuki 34
Campeonato
1º Diogo Graça com 166 pontos; 2º Joel Costas, 160; 3º André Sérgio, 130; 4º Diogo Pereira, 115; 5º João Oliveira, 99
SX1
1º Paulo Alberto - Honda com 50 pontos
2º Sandro Peixe - Honda 42
3º Hugo Santos - Husqvarna 38
4º Nelson Silva - Suzuki 33
5º Carlos Alberto - Honda 32
Campeonato
1º Paulo Alberto com 162 pontos; 2º Hugo Basaúla, 148; 3º Sandro Peixe, 140; 4º Joaquim Rodrigues, 136; 5º Hugo Santos, 121
Elite
1º Paulo Alberto - Honda com 50 pontos
2º Sandro Peixe - Honda com 42
3º Joel Costas - Suzuki com 38
4º Diogo Graça - Husqvarna com 33
5º Pedro Carvalho - Yamaha com 32
Campeonato
1º Paulo Alberto com 162 pontos; 2º Hugo Basaúla, 140; 3º Sandro Peixe, 140; 4º Joaquim Rodrigues, 127; 5º Diogo Graça, 115
VIDEO - CORTESIA TAGUS TV