A partir do motor TSI de 2 litros, o protótipo Beetle conseguiu debitar 550 cavalos de potência, suficientes para ultrapassar os 328 km /h no lago salgado de Bonneville.
Um Beetle tão rápido assim jamais tinha sido visto. Foi capaz de atingir os 328,195 km /h em Bonneville Salt Flats, no Utah, um registo que ficou para o Guiness neste evento dedicado especialmente aos recordes de velocidade. Para alcançar esta proeza, foi empregue um motor de 2 litros turbo a gasolina, com uma carroçaria bastante trabalhada ao nível aerodinâmico.
No motor, foi aplicado um turbocompressor de maior capacidade, novos pistões, bielas, cabeça do cilindro e comando de válvulas, intervenções que levaram o quatro cilindros a desenvolver 550 cv de potência e 571 Nm de torque. Um diferencial de deslizamento limitado foi introduzido para melhorar a capacidade de tração, sendo ainda utilizados uns pneus específicos.
Mas, não foi apenas a potência que foi trabalhada para o protótipo Volkswagen Beetle LSR, conseguir o recorde de velocidade. Foi necessário um trabalho completo de otimização aerodinâmica, em primeiro lugar, reduzir ao máximo a altura da carroçaria do veículo ao solo.
É interessante notar que na entrada de ar do pára-choques dianteiro foram aplicados dois volumosas indutores de ar de forma lenticular, capazes de orientar os fluxos de ar de ambos os lados, melhorando o coeficiente de arrasto. Na traseira, para ajudar a desaceleração, foram instalados dois pára-quedas.
O Beetle foi ainda renomeado Beetle LSR, um acrónimo para Land Speed Record (recorde de velocidade terrestre) e foi pilotado por Preston Lerner. A bordo, tinha o kit clássico de dispositivos de segurança, constituído por um assento de corrida com cintos com 5 pontos de fixação, rol bar e extintor.