Após uma semana de preparação, as equipas portuguesas presentes na 91ª edição dos International Six Days Enduro que se realizam em Navarra, Espanha, enfrentam a partir de hoje o primeiro dia da longa maratona na mais importante prova do enduro mundial.
Pela quarta vez nos seus 91 anos de história a mais antiga e importante competição sob a alçada da Federação Internacional de Motociclismo está em solo espanhol e depois de El Escorial em 1970, Alp em 1985 e Granada no ano 2000, será agora o Circuito de Navarra a receber 16 anos depois a imensa caravana que compete nos ISDE.
Durante seis dias de competição, as equipas irão lutar pelo melhor lugar das suas selecções e Portugal está mais uma vez representado, com uma equipa Sénior composta por Luis Correia, Luis Oliveira, Gonçalo Reis e Diogo Ventura, a par da formação Júnior com João Vivas, Diogo Vieira e André Mouta. Além destas duas selecções, estão ainda presentes uma equipa - Team Portugal/IS3 - composta por Fernando Sousa, Fernando Sousa Jr. e ainda Tomás Clemente, piloto que irá ocupar o lugar de Hélder Rodrigues devido a um imprevisto de última hora que impediu o piloto de Sintra de estar em Espanha.
Com o paddock localizado no circuito de Navarra onde está o imenso Parque-Fechado que acolhe as várias centenas de motos presentes na competição, os primeiros dois dias de prova serão exactamente iguais, compostos por um percurso com 157 quilómetros que será percorrido por duas vezes, sendo os dias mais longos da competição. Em cada uma das voltas, as equipas enfrentam as três provas especiais e mais de oito horas consecutivas aos comandos das suas motos.
São dois dias selectivos e, certamente, determinantes para se começarem a perceber os principais favoritos nos ISDE 2016.