
Com os mesmos 314 quilómetros do 1º dia e o mesmo percurso com três especiais em cada uma das duas voltas a percorrer, decorreu hoje em Navarra o segundo do total de seis dias que compõem os ISDE 2016. A seleção Sénior manteve o quinto lugar do dia de abertura.
Após um primeiro dia onde os pilotos portugueses sentiram algumas dificuldades nas secas especiais desenhadas para a prova, a ordem de partida para este segundo dia reflectiu a ordem da classificação geral e, dessa forma, o escalonamento favorecia os pilotos mais rápidos, que dessa forma ‘comeram’ menos o pó dos pilotos mais lentos. Amanhã o percurso muda e a representação nacional está por agora muito bem situada, com Portugal a segurar o quinto lugar atrás das seleções dos Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Espanha.


Desportivamente o dia de hoje foi marcado por problemas com as rodas dianteiras nas motos de Diogo Ventura e Diogo Vieira. Ambos os pilotos viram alguns raios das mesmas cederem e face à proibição regulamentar de troca das mesmas até ao final da competição, valeu toda a experiência da equipa de assistência lusa para manter ambos os pilotos em prova sem qualquer penalização. João Vivas foi igualmente forçado a trocar a suspensão dianteira da sua moto, igualmente sem prejudicar a sua corrida.

Robert Taylor (Team USA)
Contas feitas ao final do dia, e mesmo sem classificações oficiais por equipas ainda divulgadas, pelas últimas contas da FMP, a formação Sénior manteve a fantástica quinta posição que ocupava no dia de ontem, aumentando hoje a sua vantagem para os mais directos perseguidores.
Individualmente, os pilotos portugueses voltaram a brilhar com Luis Correia a ser o quinto entre a elite mundial presente em Espanha. Luis Oliveira foi o 31º, logo seguido por Diogo Ventura na 32ª posição e Gonçalo Reis em 40º. Entre os Juniores João Vivas foi o melhor ao fechar o longo dia na 63ª posição, sendo Diogo Vieira o 86º e André Mouta o 98º da geral.
Amanhã os pilotos enfrentam o terceiro dia de prova, totalmente novo face aos dois primeiros e onde todos terão que cumprir cerca de 280 quilómetros divididos em duas voltas de competição nas quais estarão as seis especiais cronometradas (três por volta).

RESULTADOS
Classificação geral
2º dia (provisória)
1º Josep Montaña - Husqvarna com 39m20.44s
2º Taylor Robert - KTM a 6.40s
3º Daniel Sanders - KTM a 16.58s
4º Giacomo Redondi - Honda a 30.15s
5º Luis Correia - Beta a 32.18s
31º Luis Oliveira - Yamaha a 1m56.32s
32º Diogo Ventura - Gas Gas a 1m57.44s
40º Gonçalo Reis - KTM a 2m12.33s
63º João Vivas - Beta a 3m17.38s
86º Diogo Vieira - Beta a 5m12.10s
98º André Mouta - KTM a 6m17.85s
