Com duas provas a decidirem o título em 2016, o campeonato nacional de Supermoto iniciou na noite do passado Sábado a primeira das duas e decisivas rondas do ano, cabendo ao traçado do Fun Park em Fátima acolher os pilotos que anteriormente tinham realizado duas provas integradas na Zona Norte e outras tantas na Zona Sul.
As referidas provas servirão de base para um Troféu Nacional e que agora juntam os seus pontos ás duas rondas de fecho de época. Na prova de Fátima a dezena de pilotos presentes realizou um total de três mangas nocturnas, todas muitos discutidas e com muito público presente.
Em termos desportivos, ao vencer duas das três mangas realizadas Nuno Pinto realizou uma excelente operação em termos de campeonato já que conseguiu reduzir a diferença para Ricardo Silva para apenas cinco minutos, ficando o titulo totalmente em aberto para a prova de fecho de campeonato.
Em modo de recuperação no campeonato está igualmente Tiago Dias, que depois de alguns anos afastado da competição regressou com o campeonato de Supermoto. Em Fátima assinou dois terceiros lugares, ficando o terceiro lugar noutra corrida para Narciso Casqueiro, pois na dianteira estiveram sempre Pinto ou Silva.
No Mini-Supermoto, que realizou aqui a sua quinta prova, a animação foi igualmente total entre os seis pilotos presentes, todos eles com interesse na liderança da classificação geral. Bruno Cruz foi o vencedor e passou a liderar o campeonato em parceria com Rodrigo Ferreira, o segundo desta feita. Saulo Martins foi o terceiro classificado e aproximou-se de idêntica posição em termos de campeonato, sendo seguido por Carlos Rodrigues.
O campeonato irá realizar a sua última ronda do ano no dia 19 de Novembro em Almeirim, prova onde a classe Supermoto realizará duas mangas e o Mini-Supermoto fará como sempre uma corrida única.
CAMPEONATO
SUPERMOTO
1º Ricardo Silva - TM com 140 pontos
2º Nuno Pinto - Honda com 135
3º Narciso Casqueiro - Aprilia com 113
4º Tiago Dias - TM com 99
5º Carlos Marques - KTM com 97
MINI-SUPERMOTO
1º Bruno Cruz com 61 pontos
2º Rodrigo Ferreira com 61
3º Hugo Braga com 50
4º Saulo Martins com 49
5º Vaso Monteiro com 25