
Preencher uma declaração amigável em caso de acidente vai ser muito mais simples. A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) está a trabalhar numa aplicação para telemóvel.
A aplicação em questão irá permitir aos condutores declararem diretamente as circunstâncias do acidente e, até, enviar fotografias do local e das viaturas envolvidas no sinistro. Esta aplicação, que deverá ser lançada ainda antes do final deste ano, faz parte de um conjunto de medidas que a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) quer implementar de modo a tornar o trabalho das seguradoras mais célere.

“Poderia até falar-se num simplex para o mundo segurador, que estas novas tecnologias podem ajudar a trazer para a mesa”, revela o presidente da APS, em declarações ao Jornal de Negócios. José Galamba de Oliveira admite que este setor dos seguros é “ainda tradicional, com processos ainda muito manuais e mediadores”.
Nesse sentido, é fundamental “identificar áreas onde o factor competitivo não é importante e essas partes possam ser automatizadas em protocolos, em tecnologias que possam ser disponibilizados a todos”.

