Com frequência nos ralis, nem sempre as coisas terminam como se espera e foi o que aconteceu no Rali da Austrália a Sebastien Ogier. Tinha tudo a favor para alcançar a sua quarta vitória consecutiva na Austrália, mas um erro deu a vitória ao colega da VW norueguês, Andreas Mikkelsen.
Na última prova do WRC 2016, após a etapa de sábado, Ogier tinha tudo a seu favor para conseguir a sua quarta vitória consecutiva na Austrália, e última com um Volkswagen oficial visto a marca alemã ir sair do campeonato do mundo em 2017. Porém, 'Seb' tinha atrás de si e a apenas dois segundos o norueguês e seu companheiro de equipe Andreas Mikkelsen, que sentia a pressão e ter de superar o tetracampeão do mundo francês.
Um toque perto do final comprometeu o triunfo que parecia certo de Ogier
E foi nestas condições que Ogier cometeu o erro de fazer um pião, numa altura em que o ‘Viking’ de Oslo continuava ao ataque. Um pecado, fatal para as aspirações do francês e que resolveu o triunfo a favor do jovem norueguês de 27 anos, que assim completou a sua trajetória no seio da Volkwagem – marca que o levou para junto da élite dos ralis – com 3 vitórias ao volante do Polo R WRC.
Ogier terminou o rali a 14.9 segundos do piloto nórdico, num rali em que trouxe outra surpresa no terceiro degrau do pódio. Haydon Paddon (Hyundai), que depois do primeiro dia parecia ter tudo a seu favor para no final ser o primeiro atrás dos VW oficiais, acabou por furar nos rápidos troços de terra, cedendo a terceira posição ao belga Thierry Neuville no outro Hyundai oficial. O britânico concluiu o rali no quarto lugar e com Dani Sordo como uma sombra, dado que chegou a Wedding Bells separado por apenas 1,4 segundos do piloto espanhol.
Sem nunca baixar os braços, Andreas Mikkelsen alcançou a terceira vitória na despedida da marca que trouxe o jovem norueguês para o WRC
Atrás dos três carros da Hyundai Motorsport ficou outro norueguês, Mads Ostberg, que mais uma vez com o Ford Fiesta RS da MSport pouco mais pôde fazer que conseguir o sexto lugar final. Com o outro Fiesta, o estónio Oto Tamak conseguiu ser sétimo. O finlandês Esapekka Lappi foi oitavo e venceu a categoria de duas rodas motrizes com um Skoda Fabia R5, completando o top ten da classificação Jari-Matti Latvala (VW) e Lorenzo Bertelli (Ford).
RESULTADOS
Classificação final
1º Andreas Mikkelsen (Volkswagen), 2:h46.05,7s
2º Sebastien Ogier (Volkswagen), + 14,9
3º Thierry Neuville (Hyundai), + 1m12,6s
4º Hayden Paddon (Hyundai), + 1m26,7s
5º Dani Sordo (Hyundai), + 1m28,3s