top of page
motores7magazine

Paulo Gonçalves recebe galardão Ética no Desporto | Motores


O piloto de motociclismo Paulo Gonçalves recebeu o prémio de ‘Ética no Desporto’, atribuído a atletas de variadas modalidades na 21ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que decorreu no Casino do Estoril.


O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) atribuiu o galardão a Paulo Gonçalves, distinguindo o motociclista devido à sua atitude de fair play no último Dakar. O sucedido foi notícia um pouco por toda a parte todo o mundo. Gonçalves era lider á geral da sua classe quando percebeu que outro piloto, seu rival, tinha sofrido um acidente grave. O piloto do Team Honda HRC podia ter seguido a corrida, sabendo que a equipa médica iria socorrer o piloto acidentado, e não incorrendo em qualquer tipo de penalização mas, em vez disso parou de imediato para prestar auxílio e dar o alerta do sucedido, permanecendo com Matthias Walkner até a equipa médica do Dakar chegar.


"Dedico este prémio a todos os que me ensinaram que há valores, além da vitória, como solidariedade e fairplay. Sinto um enorme orgulho e espero que o meu gesto sirva de referência aos mais novos" , comentou Paulo Gonçalves, após receber o prémio que distinguiu a sua atitude. “Temos muitas responsabilidades, são-nos exigidas vitórias, mas a solidariedade é mais importante do que isso", completou o piloto de Esposende.


De acordo com os promotores da Gala do Desporto, tratou-se de um gesto invulgar e que incorpora na perfeição todos os valores que o Prémio de Ética no Desporto procura enaltecer. Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, afirmou na ocasião: “É imperativo contrariar as tendências de violência e de falta de ética no Desporto e sem dúvida que a ação do Paulo Gonçalves, enquadrada numa competição deste nível, mereceu da parte do IPDJ, o devido reconhecimento público. Mantemos a esperança de conquistar, com a valorização destes gestos, um desporto melhor.”

Treinador do Ano Fernando Santos (Treinador do Ano), a Seleção A de futebol (Equipa do Ano), Fernando Pimenta (Canoagem, Telma Monteiro (Judo) e Renato Sanches (Futebolista) foram outros atletas galardoados em 2016.


Paulo Gonçalves no Dakar 2016 a prestar apoio ao piloto austríaco Matthias Walkner que sofreu uma aparatosa queda no rali-maratona




0 visualização0 comentário
bottom of page