top of page
MINI JOHN COOPER WORKS RALLYS

Mini JWC Rally pronto para o Dakar 2017 | Motores

O projeto para o Dakar 2017, gerido equipa X-Raid, foi apresentado em público com a segunda geração do Countryman, isto porque o JWC foi nele inspirado.


As aparências iludem. Os faróis dianteiros e traseiros do carro são praticamente idênticos, como é o caso das saliências lareais na carroçaria e a assinatura All 4 nas portas. Mas entre o Mini Countryman e o Mini John Cooper Works Rally as semelhanças terminam por aí. As parecenças são muitas, mas a verdade é que o conteúdo técnico do Mini JCW Rally é muito diferente, com o caráter de um protótipo especial criado a cem por cento para trajetos desérticos como o Dakar.


O projeto para o Dakar 2017 da equipa X-Raid, foi apresentado a público com a segunda geração do Countryman, isto porque o específico JWC Rally, toma-o como referência.

Sob o habitáculo (em material compósito) do Mini JCW Rally esconde-se um protótipo que, para todos os efeitos, tem como rival direto o Peugeot 3008 DK R, o carro francês que por sua vez toma como referencias algumas das características do SUV 3008.



MINI QUER RETOMAR O SUCESSO


A marca do leão detém a vitória na última edição – consumada por Stephane Peterhansel – com o DKR, enquanto a Mini quer em 2017 regressar aos triunfos interrompidos há um ano pela Peugeot.

Para o fazer, otimizou muitos aspetos da anterior versão do Mini All4. Mudou o chassis tubular em aço, em especial na zona do habitáculo, onde existe um espaço abaixo das portas para alojar três rodas de reposição, alteração que libertou algum espaço para se reposicionarem os órgãos de arrefecimento do motor na parte inferior, para benefício do centro de gravidade.


Centralizar 50 kg e reposicionar esse peso numa posição mais baixa 50 cm, foi uma intervenção importante porque contribuiu para uma melhoria na sua manobralidade, tornando-o mais estável a velocidades elevadas. E também a aerodinâmica, que por princípio é o ‘calcanhar de aquiles’ do Mini X-Raid foi alvo de mudanças, tendo a equipa declarado uma redução dos valores de resistência aerodinâmica após uma longa sessão no túnel de vento da BMW.



1925 QUILOS e... 2 METROS DE ALTURA!



Nos consumos e velocidade foram ainda anuciadas melhorias. A velocidade máxima do Mini JCW Rally para o Dakar 2017 é de 184 km/h, velocidade que deve ter em conta uma massa de 1.925 kg e um corpo de 2 metros de altura.

Já quanto ao motor, o impulso que vem do seis cilindros de 3 litros turbodiesel, está creditado em 340 cavalos e 800 Nm de torque, obtidos com um estrangulamento de 38 milímetros e uma revisão eletrónica para 2017. Não deve esquecer ainda a presença de todas as rodas, com três diferenciais, anteriores e posteriores e com dois auto-blocantes Xtrac.

A suspensão oferece uma excursão de 250 mm em cada roda (rodas de 16"), o sistema de travagem conta com pinças de seis pistões e discos de 320 mm de diâmetro. Por último, e para cobrir a longa maratona especial planeada para o Dakar, o Mini John Cooper Works Rally está munido com um invulgar depósito que permite carragar a bordo 385 litros de combustível.



0 visualização0 comentário
bottom of page