Numa AC Nissan Proto, Alexandre Andrade, acompanhado por Cédric Duple e Yann e Thomas Morize venceu pela quarta vez as 24 Horas TT Vila de Fronteira.
Etelvino Carvalho foi melhor dos presentes do Desafio Mazda, enquanto Ricardo Carvalho levou de vencida a mini prova (extra-campeonato) dos UTV, em Yamaha.
A prova alentejana foi bastante massacrante e com constantes alterações climatéricas, com zona de autênticos lamaçais, tendo terminado um total de 57 equipas. A equipa liderada por Mário Andrade, que mais uma vez trocou o lugar de piloto para ser, em exclusivo, o team manager da estrutura luso-francesa, conseguiu o quinto triunfo em 19 edições da maratona realizada na vila alentejana. Alexandre Andrade somou a sua quarta vitoria e igualou o seu pai entre os pilotos com mais vitórias neste desafio que começou em 1998.
O primeiro líder foi o MMP Evo de Ricardo Porém, Alejandro Martins, Pedro Grancha e Paulo Rui Ferreira, contudo, o quarteto luso foi forçado a parar para resolver um problema eléctrico no protótipo ao fim de uma hora de corrida e afundou-se na classificação. A partir daí, a luta pela vitória ficou reservada a estruturas gaulesas e ao conjunto de Mário Andrade.
Alexandre Andrade (Nissan Proto) chegou ao comando a meio da prova alentejana, superando o Sadev Orix de Francis Lauilhe/Pierre Lauilhe/Louis Lauilhe/Stephane Barby
A equipa que venceu a edição de 2015 esteve constantemente entre os melhores mas não aguentou o andamento do AC Nissan Proto. A partir da 12ª hora, o Sadev Oryx #1, pilotado por Francis, Pierre e Louis Lauilhe e Stéphane Barbry (que também procurava o quarto triunfo em Fronteira) ocupou o segundo posto que manteve até à bandeirada de xadrez. No último lugar do pódio ficou o Rivet RM Sport de José Castan, Anicet Garicoix, Vincent Demonceaux e do actual campeão francês de resistência TT, Benjamin Bujon.
“É um grande prazer vir a esta prova. Foi uma vitória muito dura na corrida do ano. Quando se tem a melhor equipa, os melhores mecânicos e os melhores pilotos, tudo funciona”, disse Alexandre Andrade que acabou a edição de 2016 das AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira com104 voltas dadas ao circuito de 17 quilómetros, o que perfez um total de quase 1800 quilómetros.
Para o responsável da equipa, Mário Andrade este foi um dos “triunfos mais difíceis. Foi a punho”, afirmou sem esconder a felicidade por ver o seu filho juntar-se a si como os pilotos mais vitoriosos em Fronteira. E no final, Alexandre Andrade deixou a garantia: “Enquanto esta prova se realizar, nós estaremos cá.”
Durante a noite a equipa de Mário Andrade cimentou a liderança, mas o Sadev Orix dos Lauilhe foi sempre a sua sombra. No final, duas voltas separavam os dois primeiros classificados
A melhor equipa totalmente portuguesa fez a festa a dobrar. Sendo quinto à geral e garantindo a vitória no Desafio Mazda, Etelvino Carvalho reconquistou em 2016 o troféu da competição organizada pelo importador do construtor japonês.
Na categoria T2, reservada aos veículos mais próximos das viaturas de série, o triunfo pertenceu ao Nissan D22 de Alexandre Franco, Bruno Sá, Filipe Carvalho e Sérgio Vitorino. A equipa terminou entre os dez primeiros, com o nono posto absoluto. Na promoção C, a Nissan Navara de Bruno Oliveira, Pedro Silva, Alexandre Ferreira, Hélder Marques foi a mais forte, e acumulou a vitória na classe com um sexto lugar à geral. Na Promoção A venceu a Nissan Navara de Bruno Baptista, Carlos Pereira e Pedro Dias, enquanto na Promoção B, os vencedores foram Humberto Costa, Luís Gonçalves e Paulo Rebelo com o Datsun SSS.
RESULTADOS
Classificação final:
1º Alexandre Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Thomas Morize (AC Nissan Proto), 24h04m0,64s
2º Francis Lauilhe/Pierre Lauilhe/Louis Lauilhe/Stephane Barbry (Sadev ORYX) a 2 voltas
3º José Castan/Benjamin Bujon/Anicet Garicoix/Vincet Demonceaux (Rivet Rm Sport) a 5 voltas
4º Thierry Charbonnier/Jean Brochard/Jean Beziat/Pierre Lachaume (MMP Rally Raid) a 9 voltas
5º Etelvino Carvalho/Bruno Rodrigues/Jorge Cardoso/Marco Cardoso (Mazda Proto Cx5) a 16 voltas
6º Bruno Oliveira/Pedro Silva/Alexandre Ferreira/Helder Marques (Nissan Navara) a 17 voltas
7º Alexandre Franco/Bruno Sá/Filipe Carvalho/Sérgio Vitorino (Nissan D22) a 18 voltas
8º Rómulo Branco/Gonçalo Branco/Rui Farinha/Jorge Silva (Mitsubishi Pajero) a 18 voltas
9º Avelino Reis/Tiago Reis/Edgar Reis/Rui Fernandes/Sérgio Faria (Toyota RAV4) a 19 voltas
10º Christian Kobloth/Rudy Claeys/Mathieu Gauchard (Bowler Wildcat) a 21 voltas
ETELVINO CARVALHO VENCE DESAFIO MAZDA
As 24 Horas TT Vila de Fronteira, serviram também ainda para o desfecho do Desafio Total Mazda, conseguindo a melhor equipa presente assegurar um brilhante quinto lugar à geral. Cinco das seis equipas que se apresentaram na partida atingiram o final da prova.
Em prova marcada por extrema dureza para máquinas e pilotos, muito devido à instabilidade das condições meteorológicas, com boa parte de pista tornada num gigantesco lamaçal, o melhor representante do troféu foi a equipa do Mazda Proto nº 38, constituída por Etelvino Carvalho, Marco Cardoso e dois habituais adversários de Carvalho no Desafio, Bruno Rodrigues e Jorge Cardoso.
Etelvino Carvalho, apenas procedeu a uma troca de pneus e pastilhas de travão, alcançando o quinto lugar à geral (1º T1 e primeira equipa portuguesa), a vitória entre os Mazda Proto e o consequente triunfo no Desafio Total Mazda. Vencedor das 24 Horas de Fronteira em 2013, o piloto de Portalegre era natural favorito à conquista do ceptro na competição, que já liderava à chegada a Fronteira.
Tiago Avelar, acompanhado por Paulo Gomes, Miguel Sardo, Henrique Menezes e Joel Lutas, foram a outra equipa do Desafio Mazda Proto ao segundo lugar final, numa jornada de algumas dificuldades, “principalmente porque cumprimos parte considerável da prova sem tracção à frente. O resultado é bom, mas não foi nada fácil chegar ao final. Toda a equipa está de parabéns. Apesar de tudo foi uma excelente maneira de terminar a época,” esclareceu o piloto.
Classificação final do Desafio Mazda 2016: 1º Etelvino Carvalho– 110 Pontos; 2º Tiago Avelar – 81 Pontos; 3º Pedro Dias da Silva – 80 Pontos; 4º João Pedro Pais – 60 Pontos; 5º João Rato – 40 Pontos; 6º Rui Lopes – 38 Pontos; 7º Francisco Gil – 33 pontos; 8º Jorge Cardoso – 25 Pontos
9º Pedro Oliveira – 25 pontos; 10º Floriano Roxo – 18 Pontos; 11º Pedro Salgueiro – 8 pontos
12º Bruno Rodrigues – 6 pontos; 13º Bruno Oliveira/Paulo Marques – 0 pontos
RICARDO CARVALHO EM ESTREIA NOS UTV
3 Horas TT Fronteira
Aos comandos da mais recente evolução do Yamaha YXZ 1000R SS Ricardo Carvalho venceu a derradeira prova de UTV do TT em 2016. Mesmo sendo uma prova extra-campeonato as 3 Horas TT UTV Vila de Fronteira contaram com quase quatro dezenas de equipas presentes, com formações a solo ou compostas por dois pilotos.
Bruno Martins foi o mais rápido na qualificação na frente de António Ferreira, o vencedor em 2015. Ferreira assumiu a liderança na frente de Martins e assim se mantiveram nas duas primeiras voltas, até que Bruno Martins foi forçado a abandonar depois de ter sido vitima da projecção de uma pedra que ao embater na face do piloto obrigou a que este fosse mesmo socorrido em Estremoz.
António Ferreira tomou então na liderança que manteve até ao final da primeira hora de corrida quando parou para reabastecer. Foi nessa altura que Ricardo Carvalho tomou o comando da corrida para não mais largar até à bandeirada final. Nuno Ferreira e João Dias cruzaram por esta ordem a linha de chegada após um intenso duelo só decidido na última volta.
António Coimbra foi o quarto classificado na frente de Rita Oliveira, a melhor senhora no final da prova igualmente.
Classificação final:
1º Ricardo Carvalho (Yamaha) 16 voltas
2º Nuno Ferreira/Jorge Areia (Yamaha) a 4m33.37s
3º João Dias/Pedro Carvalho (Polaris) a 4m56.47s
4º António Coimbra (Polaris) a 1 volta
5º Rita Oliveira (Polaris) a 1 volta