top of page
motores7magazine

Yohan Sousa presente no Campeonato Ásia-Pacífico de karting | Motores


Decorre este fim-de-semana no Kartódromo de Coloane, em Macau, o Campeonato Ásia-Pacífico de Karting, prova que volta a contar com um jovem piloto português, Yohan Sousa, campeão nacional da modalidade em 2016 na categoria X30 Shifter.

Após sete anos, Portugal volta a ter um piloto no Campeonato Ásia-Pacífico de Karting.

A emblemática competição que será disputada entre 8 e 11 de dezembro, está esta temporada reservada apenas à categoria KZ, a classe rainha do Karting mundial das competições CIK-FIA, na qual alinham sobretudo ‘pilotos de fábrica’: pilotos profissionais com largos anos de experiência na modalidade e que ostentam os mais importantes títulos da disciplina.

Yohan Sousa, 16 anos de idade – que não tem passado despercebido às principais estruturas de Karting internacional –, será a aposta dos italianos da CRG, apesar desta ser uma estreia absoluta do piloto português na categoria KZ, onde se inserem os karts mais rápidos e equipados com caixa de velocidades.




O jovem piloto conta no seu palmarés com quatro títulos de campeão nacional de Karting, quatro Taças de Portugal e um ‘inesquecível’ 3º lugar no Mundial Iame em Le Mans, entre outras conquistas importantes.

Em 2015, Yohan Sousa foi o único piloto oficial português a competir na modalidade, dividindo-se entre Portugal e o estrangeiro, naquela que foi a sua primeira época internacional integrado num grande construtor de chassis, a Strakka Baihtech. Em 2016, o piloto tinha já o seu programa praticamente definido com a equipa, que entretanto acabou, passando a integrar a Chiesa Corse, a estrutura de Dino Chiesa que ficou responsável pela equipa de fábrica da CRG com equipamento Zanardi.

Os bons resultado conseguidos esta temporada, resultaram no convite lançado pelos italianos da CRG, para a prova do Campeonato Ásia-Pacífico, desafio que de pronto aceitou.



YOHAN SOUSA:

“Gosto muito de correr em Portugal onde já conquistei vários títulos, mas naturalmente. se quero evoluir como piloto e alcançar algo mais para mim e para o meu País. tenho de disputar as melhores competições internacionais.

Será a minha estreia na competição, bem como na categoria KZ onde atuam os melhores pilotos do mundo e que, curiosamente, vi correr nas categorias de topo mundial quando ainda me estava a iniciar no Karting.” Sublinhou o jovem piloto que representará as cores lusas em Macau aos comandos de um kart equipado com chassis CRG e motor TM.


0 visualização0 comentário
bottom of page