Duarte Benavente terminou o GP de Abu Dhabi, penúltima prova do campeonato do mundo de motonáutica (UIM F1H2O) na oitava posição. A equipa portuguesa é a única equipa do campeonato a pontuar em seis provas consecutivas, mantendo o 8º lugar no campeonato e a possibilidade de subir posições na última jornada do ano, que se disputa dentro de dois dias, de novo nos Emirados Árabes Unidos, em Sharjah.
A prova de F1 foi marcada por muitos acidentes à mistura, o que não impediu que a equipa Portuguesa terminasse, somando 3 pontos, resultado que permite a Duarte Benavente disputar na derradeira jornada de Sharjah a sexta posição no campeonato com o finlandês Filip Roms e com o piloto dos Emirados Ahmed Al Hameli.
Jonas Andersson, da equipe sueca, manteve-se lider do início ao fim, para vencer o UIM F1H2O Grand Prix de Abu Dhabi, que assistiu à queda de três barcos e três bandeiras amarelas erquidas em 14 voltas dramáticas.
"Incrível, foi simplesmente incrível", disse Andersson após a sua primeira vitória desde 2009. "Os reinícios foram muito difíceis de gerir e depois de 10 voltas eu tinha problemas com o motor que estava a ‘morrer’ nas curvas. Mas, por uma vez, tive sorte, e voltar a ganhar é ótimo.
O segundo lugar foi para o líder do campeonato, o francês Philippe Chiappe, que ficou a apenas um ponto de conquistar o seu terceiro título mundial consecutivo de F1, antes do campeonato rumar para norte, em Sharjah, nos dias 14 e 16 de dezembro para a ronda final do ano. "Hoje foi importante terminar, ganhar pontos e não correr riscos", disse Chiappe. "Não foi fácil hoje com as condições, o vento especialmente e todos os acidentes e reinícios. Mas acho que é bom para o campeonato ser decidido na última corrida. "
Jonas Andersson, Phillipe Chiappe e Alex Carella
Alex Carella, do Team Abu Dhabi, teve um terceiro lugar muito emotivo num dia muito difícil para o piloto italiano cujo pai falecera no dia anterior, bantendo na última volta Shaun Torrente, do Victory, quando cruzou a linha de chegada.
Na equipa da Suécia, Andersson, tirou vantagem da largada da pole position e conseguiu uma liderança confortável sobre Chiappe, com Erik Stark à frente de Torrente, Ahmed Al Hameli e Alex Carella, mas a primeira bandeira amarela foi mostrada na volta 9, depois do CIA F1 de Chiappe China companheiro de Xiong Ziwei caputar.
Duarte Benavente
Os barcos foram mantidos por quatro voltas antes que a bandeira verde fosse mostrada, mas um segundo amarelo seguiu quase imediatamente, com outro ruído elétrico dramático ea saída de Al Hameli de Emirates que estava na quinta posição.
O terceiro incidente da tarde ocorreu a duas voltas do terceiro reinício, com o Jesper Forss, da equipa sueca, a tombar espectacularmente na linha de chegada, tendo uma presença infeliz em Abu Dhabi o jovem piloto sueco.
O reenicio da corrida deu-se na volta 22, sendo o restante da corrida de 45 voltas livre de incidentes, com Andersson a controlar na frente os acontecimento à frente de Chiappe que manteve o segundo lugar à frente, de Torrente que perdeu o terceiro lugar para Alex Carella a passar na bandeira quadriculada.
O português Duarte Benavente (nº 10) manteve a sua pontuação de 100 por cento este ano para ocupar o oitavo lugar, enquanto o seu companheiro de equipa francês, Chirstophe Larigot, terminou entre os dez primeiros, atrás do Blaze Performance de Bartek Marszalek.
RESULTADOS
Classificação final F1
1º Jonas Andersson, 45 voltas
2º Philippe Chiappe, + 11.36
3º Alex Carella, + 12.49
4º Shaun Torrente, + 12.83
5º Sami Selio, + 26.19
6º Marit Stromoy, + 27.80
7º Filip Roms, + 33.30
8º Duarte Benavente, + 35.80
9º Bartek Marszalek, + 38.46
10º Christophe Larigot, a 1 volta
Campeonato F1
1º Philippe Chiappe (FRA), 82 pontos
2º Shaun Torrente (EUA), 63 pt.
3º Jonas Andersson (SUE), 57 pt.
4º Alex Carella (ITA), 54 pt.
5º Sami Selio (FIN), 54 pt.
6º Ahmed Al Hameli (UAE), 25 pt.
7º Filip Roms (FIN), 22 pt.
8º Duarte Benavente (POR), 22 pt.
9º Erik Stark (SUE), 19 pt.
10º Marit Stromoy (NOR), 15 pt.