top of page
motores7magazine

Africa Eco Race: do Mónaco a Dakar, com portugueses | Motores


Jean Louis Schlesser e René Metge estão actualmente em África para as tradicionais reuniões de trabalho pré-corrida com as várias administrações locais. O restante da comitiva da África Eco Race está ocupada a dar os retoques finais na prova, onde uma vez mais Elizabete Jacinto vai disputar a categoria de Camiões... com novas cores.

Tudo está a caminho de fazer desta 9ª edição a mais espectacular de sempre, com uma formação de pilotos impressionante, um belo trajeto, uma Organização mais ávida do que nunca para ajudar todas as equipas.



OS CARROS

Jean Louis SCHLESSER está familiarizado com os vários pilotos da disciplina. Na categoria de duas rodas motrizes, Pascal THOMASSE, que havia anunciado a sua despedida do automobilismo após o seu 2º lugar no AFRICA ECO RACE de 2016, mudou de ideia e estará presente na partida do Mónaco, em 31 de Dezembro, com a ambição de não ter ninguém à sua frente na chegada.


Contudo, o piloto do Optimus Buggy terá muito a fazer, nomeadamente com Mathieu SERRADORI, o vencedor dos Rallys de Cross-Country ao volante do seu SRT Buggy, ou com o poderoso Patrick SIREYJOL no seu CUMMINS Buggy, sem esquecer Jean Antoine SABATIER que já ganhou o evento com o seu BUGGA ONE.


Como sempre, os buggies TAREK dirigidos por Patrick MARTIN e Yves FROMONT fazem parte da aventura, e sobretudo da tribo OPTIMUS buggy da Team MD RALLYE SPORT com David GERARD, brilhante em várias etapas em 2016, Guillaume GOMEZ que agora conhece o campo Muito bem agora ou Dominique HOUSIEAUX que teve má sorte no ano passado, mas que terá que se vingar.


Um hóspede de última hora poderia, no entanto, agitar as coisas um pouco. É Thierry MAGNALDI ao volante da 2WD da equipa Buggy. Com esta máquina, ele finalmente encontrou um veículo para combinar com o seu talento. Uma vantagem inegável é que o francês conhece a África muito bem por ter viajado em todas as direções na categoria motos. Ele também conhece o AFRICA ECO RACE desde que ele foi o co-piloto de Jean Louis SCHLESSER para sua última vitória.


Diante dos Buggies, vários pilotos dos 4X4 estarão prontos e é preciso não esquecer que o triunfo em 2016 pertenceu a um veículo de tração às quatro rodas.



O piloto russo Vladimir VASILYEV, vencedor da Copa do Mundo de 2014, está inscrito ao volante de um MINI. Primeira vez para ele, mas também para este carro! Com certeza isso o torna um dos favoritos para a vitória final. O russo também terá na categoria quatro rodas motriz categoria opositores qualidade como em particular Cazaque Andrey CHEREDNIKOV ao volante de uma formidável FORD F 150, o russo Victor KHOROSHAVTSEV com um BMW e o húngaro Balazs SZALAY, ao volante do seu V8 powered OPEL sem esquecer obviamente Miroslav ZAPLETAL da República Checa com o seu HUMMER.


Também será necessário contar com o piloto corsário Michaël PISANO, vencedor da AFRICA ECO RACE em 2014 numa moto. Mudou para as quatro rodas num magnífico Proto X5 SODICARS. No total, mais ou menos cinquenta participantes estão inscritos na categoria Auto, dos quais alguns também poderiam se beneficiar da próxima batalha porque na AFRICA ECO RACE, a experiência e a fiabilidade são a chave para o sucesso.


AS MOTOS


A categoria Moto será agradável e abundante, pois há cerca de cinqenta estreantes este ano, não faltando sequer dois novos motards lusos: Alexandre Azinhais (esquerda na foto) e Didier Frederico do Albufeira Racing Team.

A equipa lusa é composta por dois apaixonados pelo TT e pela competição a formação de Albufeira composta por Alexandre Azinhais e Didier Frederico preparam esta sua estreia numa grande maratona TT ao longo de todo o ano, com várias acções de treino em solo marroquino onde também a navegação foi preparada com todo o pormenor.

Com o objectivo claro de atingir as margens do Lago Rosa em Dakar os dois únicos pilotos algarvios a participar numa grande maratona TT no arranque do novo ano pretendem ao mesmo tempo honrar os nomes dos seus conterrâneos que brilharam nas pistas africanas como Miguel Farrajota, Nuno Mateus, Ricardo Pina ou Ruben Faria, pilotos do Algarve que anteriormente percorreram as mesmas pistas que serão utilizadas na nona edição da prova.

O mais conhecido dos motociclistas presentes é o norueguês Pal Anders ULLEVALSETER, que também decidiu fazer o seu regresso desportivo para reencontrar os grandes espaços africanos.

Deverá ser, novamente, o principal animador da corrida. No entanto, o piloto da KTM terá de lidar com a HONDA do italiano Paolo CECI, um dos melhores pilotos da disciplina, várias vezes no top 10 dos maiores ralis e até vencedor do 450 World Championship em 2009.

Dá-se ainda o regresso ao AFRICA ECO RACE do marroquino Harite GABARI,que está cheio de ambição e é legítimo porque é um piloto extremamente sólido e bastante rápido, ainda por cima com a vantagem de conhecer bem as pistas de Marrocos. Haverá também pilotos como o italiano Stefano PELLONI na YAMAHA, o eslovaco Martin BENKO e o russo Dmitry AGOSHKOV, que foi brilhante na edição de 2016.



OS CAMIÕES


Mais uma vez, a categoria Truck deve ser animada com o impressionante KAMAZ que será conduzido por Andrey KARGINOV, um dos melhores pilotos da equipe russa e Sergey KUPRIANOV, dirigindo o segundo veículo a funcionar com gás.


Enfrentando-os, Tomas TOMECEK tentará ganhar aproveitando as incríveis qualidades de seu caminhão checo TATRA quando se trata de cruzar dunas.

Além deles, dois seguidores regulares da AFRICA ECO RACE, a portuguesa Elisabete JACINTO e o seu MAN, com novas cores, bem como o húngaro Miklos KOVACS ao volante de uma nova SCANIA com um nariz que lhe confere um visual inovador E, uma maior eficiência. Ambos vão dar o melhor dos melhores para esgueirar-se para a vitória.



0 visualização0 comentário
bottom of page