top of page
DAKAR | 1ª ETAPA

Dakar: Al-Attiyah coloca Toyota na frente e Gonçalves é terceiro nas motos | Motores

A prova arrancou hoje da cidade de Assunção, no Paraguai, com uma primeira etapa de apenas 39 quilómetros cronometrados. Nasser Al-Attiyah (Toyota) nos automóveis e Xavier de Soultrait (Yamaha) foram os mais rápidos. Entre os portugueses, beneficiando das penalizações atribuídas aos adversários, Paulo Gonçalves – que foi o quinto ‘motard’ mais rápido hoje – será o terceiro a partir amanhã.



Nasser Al-Attiyah não esperou muito para demonstrar que fez uma boa escolha ao trocar o Mini pelo seu novo Toyota. O piloto do Qatar conquistou o seu 26º sucesso numa etapa do Dakar, mas contou com um problema na ligação, um principio de incendio na sua pick-up Hilux. Nas motos, Xavier de Soultrait (Yamaha) foi o mais rápido mas pode perder o lugar para Juan Pedrero devido a uma penalização por excesso de velocidade na ligação.


Pela primeira vez na sua história, o Dakar passa no Paraguai e tem mesmo este país como ponto de partida, saindo os concorrentes da capital Assunção, para uma única etapa que compreendeu 39 km de especial. O Paraguai tornou-se assim no 29º pais a receber o Dakar - oferecendo um belo cenário com vegetação exuberante, perto da selva, ajudado por um clima tropical.


Paulo Gonçalves averbou o 3.º melhor tempo na tirada de apenas 39 quilómetros a contrarrelógio, com um total de 28min48s, apenas mais 26 segundos do líder inicial da corrida, o espanhol Joan Pedrero Garcia. O piloto oficial da equipa Monster Energy Honda Team chegou ao final da “especial” cronometrada com o quinto melhor tempo, mas acabaria por beneficiar da penalização de dois concorrentes para ascender ao terceiro lugar da classificação geral.


Paulo Gonçalves: “Dia positivo, o Dakar 2017 arrancou hoje com uma curta ‘especial’ de apenas 39 quilómetros, consegui o 3.° melhor tempo, muito tranquilo. O verdadeiro Dakar ainda está para começar e aí será muito importante manter um bom ritmo. Vamos continuar a trabalhar para sair desta edição com o objetivo cumprido: vencer!”

Nos carros, Nasser Al-Attiyah terminou a sua primeira etapa levando a sua Toyota Hilux a uma vitória.

No entanto, a pick-up aqueceu, literalmente, com um principio de incendio a poucos kms da chegada. O primeiro Peugeot, de Carlos Sainz, aparece na 4ª posição, enquanto Sebastien Loeb é o sexto. Nos camiões, Martin Kolomy brilhou com o novo Tatra Phoenix e venceu a primeira etapa, batendo por muito pouco o holandês Ton Van Genugten.


A segunda etapa da prova marca o arranque mais “a sério” do rali, com uma “especial” cronometrada a ascender os 275 quilómetros por entre um total de 803 percorridos entre Resistencia e San Miguel de Tucumán, na Argentina.




Classificação geral (Após 1ª Etapa)

Auto

1º NASSER AL-ATTIYAH (QAT) TOYOTA HILUX, 25m41s

2º XAVIER PONS (ESP) FORD RANGER, +24s

3º NANI ROMA (ESP) TOYOTA HILUX, +29s

4º CARLOS SAINZ (ESP) PEUGEOT 3008 DKR, +33s

5º GINIEL DE VILLIERS (AFS) TOYOTA HILUX, +41s

6º SEBASTIEN LOEB (FRA) PEUGEOT 3008 DKR, +55

Moto

1º XAVIER DE SOULTRAIT (FRA) YAMAHA WR 450, 28m20s

2º JUAN PEDRERO GARCIA (ESP) SHERCO TVS RTR 450, +02s

3º RICKY BRABEC (EUA) HONDA CRF 450 RALLY, +14s

4º MICHAEL METGE (FRA) HONDA CRF450RALLY, +18s

5º PAULO GONÇALVES (POR) HONDA CRF450RALLY, +28s

6º SAM SUNDERLAND (GBR) KTM 450 RALLY REPLICA, +29s

0 visualização0 comentário
bottom of page