Carlos Sainz perdeu toda as hipóteses de uma possível vitória no Dakar quando se despistou e caiu num barranco, a apenas 8 km do ponto de chegada da 4ª etapa, numa especial de 521 quilómetros, 416 dos quais cronometrados, entre as cidades de San Salvador de Jujuy e Tupiza.
Antes do acidente, o piloto espanhol ocupava a terceira posição na etapa, a pouco mais de cinco minutos do líder Cyril Despres. No entanto, antes do "Way Point 11”, Sainz acabou por ficar muito tempo atascado num barranco. O acidente foi aparatoso.
O Peugeot DKR capotou mas tanto Sainz como o co-piloto Lucas Cruz não sofreram qualquer lesão. Foi depois rebocado pelo colega de equipa Dumas, mas perdeu duas horas e 19 minutos.
«As nossas hipóteses de lutar pela vitória esfumaram-se. E não creio que possamos continuar em prova», afirmou Carlos Sainz no final da etapa de ontem
Outro piloto que se atrasou no final da etapa foi Nani Roma (ao centro na foto) que durante grande parte da etapa se foi aproximando de Despres, mas acabou por ser terceiro na etapa, cedendo nos quilómetros finais o segundo lugar ao finlandês Mikko Hirvonen, aos comando do MINI John Cooper Works.
Cyril Despres obteve a primeira vitória numa etapa do Dakar e assumiu a liderança
Quanto a Cyril Despres, este estreou-se a vencer a sua primeira etapa no Dakar em carros, depois de uma passagem brilhante pelas motos. O piloto francês completou a quarta etapa em 4h22m55s. Desprese ultrapassou Miko Hirvonen às 10h46.
Stephane Peterhansel subiu de quinto para quarto quando Sebastien Loeb teve um problema com o turbo.
Mikko Hirvonen (MINI) foi segundo na etapa e subiu a terceiro na classificação geral
Na classificação geral dos automóveis, verifica-se nova troca de comandante, agora com Depres como líder, com uma vantagem de 4m08s sobre Peterhansel e de 5 minutos para o piloto da MINI, Mikko Hirvonen. Loeb ocupa o quarto posto, a 6m48s do líder, seguido por Nani Roma (Toyota), a 10m30s do novo líder do Dakar 2017.
O sul-africano Giniel de Villiers foi sexto na etapa e está em sétimo na classificação geral, a 43 minutos do líder da Peugeot
Esta foi sem duvida uma etapa devastadora para os favoritos. Yazeed Al-Rajhi (MINI) também abandonou a prova, como também o fez ainda antes de começar o dia, Nasser Al-Attiyah.
O piloto do Qatar, depois de passar na 17ª posição pelo primeiro posto de controle, a cerca de uma hora de Despres, informou a organização da sua intenção de abandonar a corrida.
Stephane Peterhansel é segundo a acerca de 4 minutos de Despres
Nos camiões o Kamaz de Dmitry Sotnikov lidera o Dakar 2017
Classificação geral (após a 4ª Etapa)
1 Cyril Despres (FRA) PEUGEOT , 11h33m16
2 Stephane Peterhansel (FRA) PEUGEOT 04:08
3 Mikko Hirvonen (FIN) MINI 05:04
4 Sebastian Loeb (FRA) PEUGEOT 06:48
5 Nani Roma (ESP) TOYOTA 10:30
6 Jakub Przygonski (POL) MINI 36:35
7 Giniel De Villiers (AFS) TOYOTA 43:59
8 Orlando Terranova (ARG) MINI 48:37
9 Boris Garafulic (CHI) MINI +01:21:20
10 Mohammed Abu-Issa (QAT) MINI +01:35:50
11 Sylvio de Barros (BRA) MINI +02:04:34
12 Carlos Sainz (ESP) PEUGEOT +02:04:48