Peterhansel venceu a etapa de hoje e na geral tem 48s de avanço sobre o companheiro Loeb. Dakar ou WRC? Roma subiu a terceiro após a 7ª etapa.
Pese a primeira parte da etapa tenha sido encurtada, Stephane Perterhansel aproveitou para acelerar nos poucos quilómetros cronometrados. O francês superou o seu compatriota e companheiro da Peugeot, Sebastien Loeb, em 48 segundos e, assim, reforçou a sua liderança mas… estamos a falar em margens do WRC…1m57 de vantagem.
Nani Roma continua a subir posições e ocupa agora o terceiro lugar, mas a má notícia é que perdeu na etapa cinco minutos e meio para Peterhansel e já está a 11m07 do líder. O piloto catalão que é um dos ‘catedráticos’ do Dakar – primeiro nas motos, e depois nos automóveis – conduz o único Toyota que consegue seguir o ritmo poderoso dos Peugeot; Roma foi quinto nesta 7ª etapa do Dakar
O espanhol, no único Toyota que mantém o ritmo com o poderoso Peugeot, foi quinto na sétima etapa de hoje do Dakar, entre La Paz e Uyuni, e ultrapassou na classificação geral Cyril Despres, que foi apenas sétimo e cedeu 9 minutos para o líder.
Já quanto a Loeb, foi segundo nos 161 quilómetros da especial, perdeu 48 segundos e segue menos de dois minutos atrás de Peterhansel, pelo que antevê-se uma etapa maratona de amanhã empolgante.
Com o segundo Toyota oficial, Giniel de Villiers fez uma grande especial e terminou em terceiro lugar, ganhou três minutos e meio ao líder mas já está a mais de uma hora de Peterhansel.
Depois da especial, os pilotos dos automóveis ainda tiveram 240 km de ligação até ao bivuoac em Uyuni. Com a etapa maratona de hoje, sem assistência técnica a qualquer concorrente durante a noite, o importante foi não arriscar muito para não sofrer qualquer dano.
Além disso, esta foi a terceira etapa do Dakar encurtada, pelo que qualquer desejo de recuperar posições tem esforço redobrado… Apesar de tudo, o Dakar é sempre impressível a cada dia… e este é um dos seus efeitos de atração.
A etapa desta terça-feira, entre Uyuni e Salta, será uma das mais longas deste ano, com 892 quilómetros, 492 deles cronometrados.
Nani Roma: “Estou só contra o mundo”
“Estou só contra os Peugeot, e também sou o Toyota na frente, portanto… sinto que sou o Nº1 (risos), estou só contra o mundo. Isto é física pura”, começou por referir o piloto catalão.
Nani Roma prometeu dar o tudo por tudo na segunda metade do Dakar, e está a cumprir ocupando o terceito lugar da classificação geral.
Porém, sem Nasser Al-Attiyah, o catalão é o único piloto da Toyota que enfrenta a todo-poderosa mas... Nani reconhece alguns problemas: "Na quinta etapa subimos para os 4.400 metros e isso notou-se muito no carro. Quando seguíamos no encalce do Stephane (Peterhansel) e do Loeb, senti realmente falta de rendimento no carro. Pelo contrário, os Peugeot estão a funcionar muito bem. Temos um carro novo e não nos podemos queixar, está a andar muito bem e a resistir."