WRC | Com impressionante ritmo no primeiro dia do rali da Suécia, Thierry Neuville (Hyundai i20) aquilatou uma vantagem de 28.1 segundos sobre Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris). A dupla batalhou arduamente, conseguindo o belga impor-se com bravura na penúltima etapa.
Latvala tem 21,6 segundos de vantagem sobre o terceiro colocado, Ott Tänak, o meljhor dos pilotos em ação da MSport.
A segunda prova do campeonato do mundo FIA de ralis, começou na noite passada, com a tradicional super especial no hipódromo de Karlstad. Nessa altura, Latvala conseguiu a primeira vitória da Toyota no seu regresso ao WRC. No entanto, Neuville acelerava a ritmo podedoso e com dois triunfos nas duas primeiras especiais deu o salto para líder. com o Hyundai i20 Coupé WRC. Latvala recuperou a vantagem na terceira etapa, mas na tarde de hoje Neuville esteve endiabrado, venceu três provas especiais e recuperou a primeira posição.
Mudanças no sistema de suspensão do Toyota, ajudaram ao ataque de Latvala na manhã de hoje, mas da parte da tarde o finlandês foi obrigado a lutar contra com as linhas definidas pelos carros durante a primeira passagem – o seu tempo caiu a pique e alguns erros também não ajudaram. Ainda assim, está 21,6 segundos à frente de Tänak.
O piloto estónio do Ford Fiesta R5 também rodou forte esta manhã, mas nas derradeiras especiais sofreu um percalço na caixa de velocidades que o fez cair para o quinto lugar. Resolvido o problema mecânico no Ford da MSport, à tarde voltou ao seu rtimo subiu a terceiro, mas alguns erros e desgaste de pneus fizeram-no cair de novo quinto na penúltima etapa. Mais rápido na fase final, isto catapultou-o de volta ao terceiro lugar, apenas 2,1 segundos à frente de Kris Meeke.
O norte-irlandês ficou preso num banco de neve esta tarde, caindo 15 segundos e uma posição, mas a sua batalha com Tänak prossegue.
Sébastien Ogier tem estado afastado dos primeiros. O francês subiu de novo para quinto na classificação geral, apostando num ‘tudo ou nada’ amanhã. Ogier, Tänak e Meeke estão separados por um punhado de segundos na luta pelo terceiro lugar.
No Campeonato FIA WRC 2, a batalha entre os pilotos do Škoda Fabia R5 foi feroz. Pontus Tidemand e Ole Christian Veiby são os protagonistas principais. Louise Cook, a única concorrente no Campeonato FIA WRC 3, completou a prova de hoje.
Rali da Suécia – Resultados provisórios após a 3ª Etapa
1º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) 1hr 16min 24.7sec
2º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) 1hr 16min 52.8sec
3º Ott Tanak/ Martin Järveoja (Ford Fiesta WRC) 1hr 17min 14.4sec
4º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën C3 WRC) 1hr 17min 16.5sec
5º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 1hr 17min 20.4sec