MUNDIAL DE RALIS | Jari-Matti Latvala venceu no domingo o Rali da Suécia e levou a Toyota ao triunfo, algo que não sucedia desde 1999 e assim passou a líder do Mundial de Ralis. Os Ford Fiesta de Ott Tanak e Sebastian Ogier.
Na frente da segunda prova pontuável para o Mundial de Ralis 2017, desde o despiste de Thierry Neuville no sábado, o finlandês do Toyota Yaris sobe à liderança do campeonato por troca com Ogier. Por sua vez, a Toyota, no ano de regresso como equipa de fábrica ao WRC, volta também aos triunfos no campeonato, depois da última vitória registada em 1999, no Rali da China, com Didier Auriol e no ano que anunciou a saída da fabricante japonesa da competição.
Determinado a garantir a liderança ganha no sábado, Latvala entrou a todo o gaz no último dia, vencendo as especiais 16 e 17 e aumentando a vantagem para os Fiesta de Ott Tanak e Sébastien Ogier.
O estónio foi mesmo o único que ainda manteve esperanças para alguma surpresa na Power Stage, mas, também aí, Latvala foi o mais rápido arrecadando os cinco pontos extra que lhe garantem a liderança no Mundial.
Ogier tentou os pontos de bónus não último troço, mas não conseguiu melhor do que os 4 pontos extra do segundo lugar na Power Stage, onde Thierry Neuville (Hyundai i20) defendeu a honra com o terceiro lugar (e os três pontos) da especial 18.
Kris Meeke (Citroën C3) e Hayden Paddon (Hyundai i20) ficaram nos quarto e quinto lugares da Power Stage com, respectivamente 2 e 1 ponto de bónus.
Ott Tanak acabou por garantir o segundo lugar na Suécia ficando à frente do seu colega da M-Sport Ogier, com o tetracampeão mundial a estar agora no segundo lugar do campeonato liderado pelo Toyota de Latvala.
O estónio é agora o terceiro da classificação geral e só no quarto lugar aparece o primeiro Hyundai, com Dani Sordo. Desastroso tem sido o início de época do belga Neuville, que sempre colocado entre os mais rápidos desde a jornada de abertura em Monte Carlo tem ficando sempre arredado dos primeiros lugares.
A colisão noturna de Thierry Neuville deixou aberto o caminho para uma vitória tranquila de Latvala
Delírio do ‘manager’ Tomi Makkinen no festejo do triunfo do Team Toyota Gazoo Racing na Suécia
O piloto da casa Pontus Tideman garantiu o triunfo do Skoda Fabia entre os WRC2
Teemu Suninen levou o Ford Fiesta da MSport ao segundo lugar em WRC2
Classificação final:
1. Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), 2h36m03.6
2. Ott Tanak (Ford Fiesta), +29.2s
3. Sébastien Ogier (Ford Fiesta), +59.5s
4. Dani Sordo (Hyundai i20), +2m11.5s
5. Craig Breen (Citroën C3), +2m51.2s
etc.
Campeonato (após 2 provas)
1. Jari-Matti Latvala; 48 pontos
2. Sébastien Ogier; 44
3. Ott Tanak; 33
4. Dani Sordo; 25