top of page

Buemi intocável em Buenos Aires | Motores

motores7magazine

DESPORTO | Sebastien Buemi e o Renault-e.dams dominaram a Fórmula ePrix de Buenos Aires, conquistando a sua terceira vitória em igual número de corridas. Félix da Costa não teve a sorte ao seu lado.

Após a longa trégua desde novembro passado, os concorrentes do Campeonato FIA de Fórmula E retomaram a forma dos circuitos de rua, para uma série de 10 ePrix que decorrerá entre Buenos Aires (Argentina), onde a corrida foi realizada neste fim de semana, pelo terceiro ano consecutivo, e Montreal (Canadá) no final de julho.


Composto por 12 voltas (8 e 4 esquerda para a direita), o circuito de Puerto Madero tem uma extensão de 2.480 km. Sendo o mais rápido da temporada, tem contudo um asfalto abrasivo, que se mostra quase sempre empoeirado . As duas últimas corridas também têm sido palco de numerosas ultrapassagens, mas também acidentes. No ano passado, o Inglês Sam Bird venceu a corrida depois de ganhar a pole position. Ele tinha oferecido ao mesmo tempo a primeira vitória à nova equipa DS Virgin Racing, logo apos o fabricante francês se juntar à equipe britânica no final da primeira temporada.

DESPISTE DE FÉLIX DA COSTA E POLE PARA LUCA DI GRASSI

A primeira sessão de treinos livres decorreu com 25 graus centigrados… às 8 da manhã. Ansioso por agradar ao seu público, o argentino Jose Maria Lopez, o único piloto da Jaguar, começou no topo dos tempos, mas foi um domino artificial porque foi na realidade o único piloto a usar no carro os seus 200 kW (contra 150 kilowatts dos outros) durante a qualificação.

A sessão foi, no entanto, marcada pela grande pista de saída do Andretti de Antonio Felix Da Costa que fez erguer a primeira bandeira vermelha do dia. A segunda sessão foi dominada pelo DS-Virgin Racing de Sam Bird, no entanto, a pole acabou na posse de Luca Di Grassi. O piloto da Audi Sport Abt Schaeffler nunca tinha conseguido a pole position na Fórmula E.

"É um grande momento, e francamente eu não estava esperando por isso, disse o brasileiro após a reunião. Isto significa que temos feito progressos e estamos mais no ritmo. Vamos ver o que acontece na corrida, mas é certo que a concorrência vai ser muito forte", referiu.


UMA CORRIDA RÁPIDA

Na sexta volta a ascendência de Jean Eric Vergne sobre Di Grassi parecia consolidada mas três voltas depois as coisas mudavam, perdendo Di Grassi cinco posições até à primeira paragem para recarga das baterias.

A meio da corrida, entre as voltas 18 e 20 começam-se a definir estratégias até Sebastien Buemi alcançar o triunfo, numa corrida onde Oliver Turvey rodou regularmente entre os primeiros até à última paragem nas boxes.


Buemi venceu assim o seu terceiro ePrix, o primeiro da sua carreira na Argentina, à frente de Jean-Eric Vergne, que ofereceu o primeiro pódio à Techeetah. Lucas Di Grassi foi terceiro mas consolidou o segundo lugar no campeonato, 10 pontos à frente de Nicolas Prost. No ranking das equipas, a Renault-e.dams já voa na frente com 111 pontos, enquanto com apenas 60, a Schaeffler Audi Sport Abt é a sua rival mais próxima. A Mahindra ocupa a terceira posição com 37 pontos.



Classificação final do ePrix de Buenos Aires:

1 - Sebastien Buemi (Renault e-Barragens) 37 voltas

2 - Jean-Eric Vergne (Techeetah) + 2s996

3 - Lucas di Grassi (Abt Schaeffler Audi) + 6s921

4 - Nicolas Prost (Renault e-Barragens) + 8s065

5 - Nelson Piquet Jr. (Nextev Nio) + 9s770

6 - Loïc Duval (Faraday Futuro Dragão) + 35s103

7 - Daniel Abt (Abt Audi Schaeffler) + 35s801

8 - Jerome d'Ambrosio (Faraday Futuro Dragão) + 36s335

9 - Oliver Turvey (Nextev Nio) + 37s111

10 - Jose Maria Lopez (DS Virgin) + 38s206


0 visualização0 comentário
bottom of page