RICARDO FERREIRA | O Salão de Genebra segue como o mais cintilante em termos de novidades para os entusiastas dos automóveis. É aqui que os fabricantes revelam as maiores novidades para a Europa, sendo o palco privilegiado dos mais recentes supercarros em estreia mundial.
CARROS DE SONHO
Começando pelos ‘quatro rodas’ mais velozes, em concreto de superdesportivos, existem duas marcas transalpinas que são eternos rivais e que apostaram tudo no certame suíço: Ferrari e Lamborghini.
A passagem no expositor de Maranello mostrava o incrível 812 Superfast, herdeiro do elegante F12berlinetta, que com um novo 12 cilindros e a linguagem de design de Flavio Manzoni, solta a incrivel fasquia da 800 cavalos - o que demonstra que a eterna rival da Lamborghini não cruzou os braços face à chegada do novo Huracán Performante.
Este último é a versão mais brutal do Huracán "standard", que, graças a uma aerodinâmica ativa muito sofisticada consegue ser ainda mais rápido que o brutal Aventador SV.
Também o génio de Horácio Pagani voltou a dar frutos, desta vez revelando ao mundo o muito aguardado Pagani Huayra Roadster.
Uma verdadeira obra de arte sobre rodas para tirar o fôlego, não só por causa de sua elegância, mas também no conteúdo técnico impressionante, desde o V12 de 6.0 litros originário da AMG e que é capaz de desenvolver 764 cv até ao emprego da fibra de carbono da forma mais proveitosa para conseguir extrair 80 kg ao seu "tradicional" Coupe e colocar o Huyara com 1.280 kg.
Passando à Grã-Bretanha, onde a linguagem do motor anda quase sempre de mãos dadas com um luxo desenfreado, a Aston Martin revelou o novo Vanquish S nas versões Coupé e Volante, mas especialmente o protótipo do hypercar AM RB-001. Desenvolvido em colaboração com o Team Red Bull F1 tem finalmente um nome, proveniente dos deuses. o Valkyrie munido de uns gigantescos pneus Continental Supersports foi revelado com o seu enorme W12 biturbo, para já com uma potência elevada aos 710 cv.
DESPORTIVOS ‘PREMIUM’
‘Voando’ para os carros alemães, a firma de Weissach mostrou como vem sendo hábito um saco cheio de novidades em Genebra. A mais sensacional, o inédito Porsche Panamera Sport Turismo , versão excêntrica do "shooting brake" do clássico Panamera.
Ao seu lado, no entanto, o público pode deleitar os olhos num carro de sonho, o 911 GT3 (991 II) no seu último facelift e o volumoso Panamera Turbo S E-híbrido , que combina a tecnologia elétrica do V8 biturbo para um total de 680 cv de potência máxima.
No mundo dos fabricantes premium, onde os alemães são os mestres, a Audi surpreendeu com a estreia mundial do RS 3 Sportback e RS5 Coupé, acompanhado pelo concept Q8 , que antecipa os futuros SUV de grande porte.
A marca da estrela apresentou na Suíça o novo Mercedes Classe E Cabrio, assim como duas jóias desenvolvidas na AMG e Maybach: o novo Mercedes-AMG E 63 SW 4Matic e o grandioso G 650 Mercedes-Maybach Landaulet. Por seu turno, a firma bávara de Munique trouxe a Genebra os novos BMW Serie 5 Touring, uma reformulação completa da gama Série 4 e, para deleite dos fãs, os últimos facelift no M3 e M4.
Faz algum tempo, que um concorrente italiano segue a desafiar em todos os aspetos a poderosa industria alemã. Essa marca é a Alfa Romeo, que neste certame ficou a poucos pontos de conseguir o galardão de ‘Carro Internacional do Ano 2017’ para o Giulia, e que expos o novíssimo SUV Stelvio em toda a sua gama completa, diesel e gasolina, assim como na versão Quadrifoglio de alto desempenho.
DA SUÉCIA PARA FRANÇA UMA ‘CHUVA’ DE SUV
A Volvo esteve em grande com a apresentação do XC60, que se prepara para repetir o enorme sucesso do primeiro ‘set’ graças a um design cuidado combinado, interior espetacular e muita tecnologia. Do lado dos britânicos a Land Rover fez a estreia mundial do novo Range Rover Velar, um novo SUV que se posiciona entre o Evoque e o Range Rover Sport.
Já do lado da francesa DS, marca recém-nascida no Grupo PSA Group, foi mostrado o seu primeiro modelo ‘de verdade’: o DS 7 crossback, SUV de tamanho médio que se destaca por soluções de design particularmente sofisticadas, construído sobre a plataforma modular EMP2 do Peugeot 3008.
Os adeptos do luxo oriental, puderam apreciar o novo porta-estandarte da Lexus, o novo 500h LS, híbrido de alto desempenho, que tinha a seu lado o desportivo de pista RC F GT3. A rival Infiniti trouxe às margens do Lago de Genebra o restilizado Q50 e Projeto Black S, concept desenvolvido em colaboração com a Renault F1.
ALEMÃES E ITALIANOS SEM DAR DESCANSO
Passando ao mundo diversificado de marcas generalistas com grande volume de vendas, a firma de Wolfsburg levanta a cabeça após um recente passado tempestuoso, revelando em Genebra o novo Arteon. Herdeiro do CC é um coupé de quatro portas elegante, projetado para pessoas que não querem se intrometer nos excessos, em termos de luxo.
O certame suíço foi uma ocasião importante para a Seat, uma vez que a marca espanhola do Grupo VW mostrou o novo Ibiza e que pretende dar continuidade a uma história de grande sucesso. Em destaque esteve ainda a marca checa Skoda, especialmente com o perfecionista RS Octavia, no restyling do Scout, Sport Line Kodiaq e no pequeno citadino Citigo.
No italo-americano Grupo FCA esteve em destaque a marca Jeep que mostrou o novo Compass, um SUV médio, que fica a meio caminho do generoso Cherokee Renegade.
Muito rico, também o stand da Opel, com o novo crossover Crossland X , nascido da parceria com o grupo francês PSA, assim com o novo Insignia de garras afiadas entre os sedan mais apetecíveis.
FRANCESES EM ALTA
De terras gaulesas vieram numerosas novidades. Os fabricantes franceses mostraram uma rica gama de modelos e diversificada. A Renault revelou o restyling do Captur, para além do protótipo elétrico Zoe e-Sports Concept, enquanto a Peugeot e Citroen seguiram a via dos concept, apresentando os novos projectos Instinct e C-Aircross , este último um SUV compacto que dá o mote ao futuro da Citroen, o que também acontece com o curioso SpaceTourer 4X4 E Concept .
Tendo o baixo custo dos seus modelos com referencia, a Dacia teve presente em Genebra o novo Logan MCV Stepway que, graças a um visual inspirado no mundo off-road, procura uma nova redenção.
Ainda no capitulo dos modelos mais comerciais, a Ford teve presente o novo Fiesta, estando em natural evidencia o novo ST200, a variante desportiva que vem equipada com um motor de três cilindros e 200 CV de potência.
O DESAFIO A ORIENTE
Passando à armada dos japoneses, em natural detaque esteve o novo Toyota Yaris. A Mazda já tinha apresentado em Los Angeles o novo CX-5, agora pronto para o paladar dos clientes mais exigentes, e do lado da Honda, ao lado do novo Civic, não faltou o novo Civic Type R, o hatch-back para deixar muitos em êxtase para ter um digno carro desportivo.
A Nissan revelou o mais recente Qashqai , renovado no design, a Mitsubishi tenta tenta entrar na batalha dos SUV com o Eclipse Cross em estilo de coupé utilitário, na faixa entre o ASX e Outlander. No evento suíço a Suzuki apresentou ao mundo o novo Swift - um segmento B mais extravagante que o real Baleno – enquanto a Subaru mostrou de novo os seus dotes na tecnologia do ‘all-wheel drive’ com o novo crossover XV, que orgulhosamente mostra uma nova plataforma modular, mas também um novo desenho e muitas outras novidades de âmbito técnico.
Não menos interessada no mercado do ‘velho continente’ está a Coreia do Sul, especialmente a Kia , que de novo elevou o nível de qualidade, mostrando o ambicioso coupé de quatro portas Stinger e também o novo Picanto. Já os ‘primos’ da Hyundai mostraram em Genebra novo i30 Wagon.