MOTORES | Nas serras algarvias, os duelos da Baja TT de Loulém acenderam-se até ao último dia. Um furo na Ford Ranger de Ricardo Porém/Hugo Magalhães deu de bandeja o triunfo a João Ramos, nas duas rodas António Maio regressou às vitórias e João Lopes mostrou que também sabe ser forte nos SSV.
A prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-Terreno nos automóveis foi bastante animada. Desde cedo, João Ramos e Ricardo Porém demonstraram que estavam dispostos a lutar pela liderança na ronda de abertura de 2017 do CNTT Auto. Ramos daria o mote na dupla passagem pelo prólogo onde foi o mais rápido e Ricardo Porém (campeão 2014) respondeu de pronto com o melhor tempo na passagem dos 82,04 km da primeira passagem por Ameixial1 - terminando o primeiro dia como líder na chegada a Loulé.
Entre os carros da T2, César Sequeira tinha vencido as duas passagens pelo prólogo, mas na conclusão da primeira etapa seria Rui Sousa a terminar o primeiro dia na frente com a nova Isuzo D-Max. Seguiam-se José Mendes em Mitsubishi Pajero, e Sérgio Vitorino com a Nissan Navara, com os três primeiros da classe separados por pouco mais de um minuto. Também aqui o espetáculo prometia seguir no sábado.
No T8 estava à frente o Isuzu de Georgino Pedroso, à frente de Hugo Raposo (Nissan PathFinder) e com pouco mais de minuto e meio de vantagem. Tudo em aberto para uma segunda etapa emocionante nos 200Km do dia seguinte.
CNTT AUTO: LUTA DE CAMPEÕES ATÉ FINAL
No segundo e último dia de prova, os concorrentes tinham para cumprir dois sectores seletivos, com partidas no Ameixial e Cortelha, com os automóveis e as motos tendo à frente trajetos distintos. Ricardo Porém partia na liderança, mas o que num furo na sua Ford Ranger ditou um atraso de quatro minutos, o que fez com que João Ramos passasse para a frente, acabando por chegar ao final na primeira posição, repetindo a vitória alcançada em 2005. A estreia da nova Toyota Hilux terminava assim em sucesso.
Porém e Magalhães garantiram o segundo lugar do pódio, com o terceiro degrau preenchido por Pedro Ferreira/Valter Cardoso, no VW Amarok mas com vários problemas de travões no segundo dia. Numa Toyota Hilux, a dupla Alejandro Martins/José Marques foram constantemente os terceiros mais rápidos em pista, contudo, o tempo perdido no dia anterior fez com que não chegassem a melhor resultado que o quatro lugar. Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu) dominaram nos T2, e nos T8 Georgino Pedroso/António Rodrigues (Nissan) foram os únicos a chegar ao final dos 471,18 km da prova serrana algarvia.
Entre os mais azarados, um nota de apontamento para Tiago Reis e Filipe Martins e André Amaral/Nélson Ramos, que vinham a realizar boas provas, mas foram forçados a abandonar com os Mercedes Proto. E por fim, uma palavra para o triunfo digno de registo do “velhinho” UMM Alter entre os concorrentes à Taça Nacional de TT. Com o mesmo, André Santos e Ricardo Cândido sustiveram o ataque na ponta final de Mário Mendes no leve Suzuki Jimny.
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
AUTO
1. João Ramos/Vitor Jesus (Toyota Hilux) 4h20,55m
2. Ricardo Porém/Hugo Magalhães (Ford Ranger) + 2m19,87s
3. Pedro Ferreira/Valter Cardoso (VW Amarok) + 15m42,70s
4. Alejandro Martins/José Marques (Toyota Hilux) + 18m18,24s
5. João Rato/Vítor Hugo (Vangest JH 12) + 22m46,32s
6. Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu D-MAX) + 48m49,06s
7. Georgino Pedroso/António Rodrigues (Nissan Terrano II) + 59m26,29s
8. Pedro Ruivo/Nuno Rodrigues da Silva (BMW Série 1 Proto) + 1h08,05m
9. César Sequeira/Filipa Sequeira (Isuzu D-MAX) + 1h22,26m
10. Nuno Corvo/António Magalhães (Nissan Navara) + 1h29,49m
CNTT MOTO: A VEZ DE MAIO
Na Baja TT de Loulé, cumpriu-se também a terceira jornada do campeonato de TT Moto, que teve como vencedores António Maio nas duas rodas, Arnaldo Martins nos Quad e a dupla João Lopes/Bruno Santos nos SSV.
Nas duas rodas foi necessário que os três primeiros pilotos em pista terminassem a corrida para se apurar o vencedor. O trio que subiu ao pódio terminou separado por apenas 21 segundos com vantagem para António Maio que bisou esta temporada e reforçou a liderança do campeonato.
Na categoria Moto, depois de ter entrado de forma dominadora no prólogo, Sebastian Buhler não conseguiu estar tão forte como noutras ocasiões e terminou a 12 segundos do 'capitão' Maio. Já Mário Patrão, apesar de começar em toada defensiva acabou por terminar a prova a ritmo fortíssimo. A luta foi empolgante nas duas rodas, com o trio da frente a chegar ao final separado por somente 21 segundos.
“Depois de dois dias de prova muito bem disputados com os meus adversários, que com certeza contribuímos para um bom espetáculo, voltamos para casa com o lugar mais desejado.” Começou por referir António Maio, que agradeceu à equipa e patrocinadores o regresso às vitórias. “Fiquei muito satisfeito com a minha prestação, pois mesmo não estando a 100% consegui manter um ritmo forte e constante. Mais uma vez a minha Yamaha WR 450F respondeu positivamente ás exigências da prova, tudo graças a uma excelente equipa e um conjunto de patrocinadores ímpares!”
Luís Teixeira foi o vencedor na classe TT3 enquanto o triunfo na também disputadíssima TT1 pertenceu a Fernando Ferreira. Os restantes vencedores nas duas rodas foram Martim Ventura na Promoção, Luís Cunha em Veteranos e Flávia Rolo entre as Senhoras.
JOÃO LOPES DÁ PRMEIRA VITÓRIA À POLARIS EM 2017
Em categoria muito concorrida, nos SVV foram muitos os que passaram pelas primeiras posições, mas João Lopes permaneceu quase sempre na liderança - Rui Serpa foi o único que passou pela liderança no primeiro dia - e concluiu a prova com mais de cinco minutos de vantagem, dando à Polaris a sua primeira vitória esta temporada depois do domínio dos novos Can-Am nas duas primeiras rondas do ano. Lopes foi ainda o mais rápido na classificação geral.
Evacuado depois de ter sido picado por abelhas, às quais é alérgico, Ruben Faria foi um dos vários pilotos que passou pela segunda posição, lugar que acabou por ser ocupado por Vitor Santos que venceu também entre os Veteranos após uma prova feita em modo de recuperação desde o prólogo ganhando uma dúzia de posições. Ao pódio subiu ainda o campeão nacional João Dias em Polaris.
Bruno Martins e Bruno Matias, ambos em Can-Am, ocuparam os restantes lugares do Top 5. Bruno Martins regressou à liderança do campeonato, enquanto Bruno Matias venceu a Promoção.
Entre os Moto4, a corrida algarvia limitou-se a confirmar o enorme favoritismo de Arnaldo Martins que terminou com quase meia hora de vantagem para o jovem Fábio Ferreira, numa corrida onde terminaram apenas 3 pilotos.
MÁRIO FRANCO DOMINA TAÇA YAMAHA
Entre os concorrentes da Taça Yamaha YXZ, o mais rápido foi desta vez Mário Franco que terminou na 6ª posição depois de animado duelo com o estreante, em SSV, Beto Borrego que terminou na 2ª posição da Taça Yamaha Classe Open. Na Classe Stock o vencedor foi Álvaro Oliveira que terminou na 13ª posição absoluta. Luís Caseiro venceu a Classe 'não Turbo' do Troféu Polaris enquanto que Tânia Diogo foi a vencedora da Taça das Senhoras, tendo terminado ainda em 3º lugar da Classe Stock da Taça Yamaha.
A próxima etapa do Campeonato terá lugar em Reguengos de Monsaraz, de 26 a 28 de Maio.
VIDEOS DA AUTORIA DE ALBERTO GONÇALVES
CLASSIFICAÇÃO FINAL:
MOTO
1. António Maio (Yamaha WR 450F) 4h10.56.5m-
2. Sebastian Buhler (Yamaha WR 450F) a 0,12s
3. Mário Patrão (KTM 450 EXC) a 0,21s
4. Luís Teixeira (Yamaha YZ-F) a 16m12s
5. Fernando Ferreira (Yamaha WR) a 17m57s
(…)
SSV
1. João Lopes / Bruno Santos (Polaris RZR Turbo) 4h25.52.4m
2. Vítor Santos / Valter Sá CAM-AM Maverick X3, a 5.31m
3. João Dias / João Filipe (Polaris RZR Turbo), a 6.21m
4. Bruno Martins / Eurico Adão (CAM-AM Maverick X3), a 7.22m
5. Bruno Matias (CAM-AM Maverick X3) a 9.13m
6. Mário Franco / Luís Engeitado (Yamaha YXZ1000R) a 11.46m
7. Nuno Guilherme /António Cuco (CAM-AM Maverick X3) a 13.27m
8. David "Tubarão" (CAM-AM Maverick X3) a 15.01m
9. Jorge Branco (CAM-AM Maverick X3) a 16.54m
10. Francisco Esperto (CAM-AM Maverick X3) a 17.31m
(…)
CAMPEONATO
MOTO
1. António Maio (Yamaha) 70 Pts.
2. Mário Patrão (KTM) 52
3. Sebastian Bühler (Yamaha) 45
4. Luís Teixeira (Yamaha) 37
5. David Megre (KTM) 29
QUAD
1º Arnaldo Martins (Suzuki) 75 pontos;
2º Filipe Martins (Kawasaki) 40;
3º Vitor Caeiro (Yamaha) 29;
SSV
1º Bruno Martins (Can-Am) 54 Pts.
2º Pedro Mendes (Can-Am) 49
3º João Dias (Polaris) 47