MOTORES | Na estreia do Lexus RC-F, Albert Costa e Phillip Frommenwiler dominaram a primeira corrida do International GT Open no Estoril. Mas amanhã está prometida mais animação com o desfecho das várias corridas da primeira jornada dos campeonatos nacionais de velocidade.
A temporada do International GT Open começou com uma grande surpresa, uma vez que o novo Lexus RC-F conquistou a vitória na Corrida 1 no Estoril, na corrida de estreia do coupé japonês. O espanhol Albert Costa e Phillip Frommenwiler fizeram uma corrida perfeita, com o suíço a conseguir bater nas últimas voltas os dois McLarens 650S de Rob Bell e Shaun Balfe (Balfe Motorsport) e de Côme Ledogar e Alex West (Garage59), que alternaram no topo da corrida até então. Assim, o ‘prémio de consolação’ da marca britânica acabou por ser o 1-2 no ranking da categoria Pro-Am.
O outro Lexus dos irmãos Farnbacher ocupou o quarto lugar, confirmando a estreia do novo RC-F, à frente dos dois Lamborghini de Giovanni Venturini-Thomas Biagi (Imperiale Racing) e de Vitantonio Liuzzi-Hiroshi Hamaguchi (FFF Racing).
A luta pelo triunfo na categoria AM deu-se entre dois Mercedes AMG GT3, termando quando o brasileiro Marcio Basso tocou no carro de António Coimbra, atirando-o para os últimos lugares da classificação. António Félix da Costa e Lourenço Beirão da Veiga, num dos BMW M6 GT3 da Teo Martin terminaram a corrida na sétima posição, atrás do Lamborghini Hurácan de Thomas Biaggi e Giovanni Venturini.
Já Miguel Ramos (Ferrari 488) completou a prova na oitava posição, isto depois de ter dominado os treinos na parte da manhã de sexta-feira. Filipe Barreiros e José Guedes no outro BMW M6 da Teo Martin terminaram na terceira posição da categoria AM.
ROB BELL NA POLE DO GT OPEN
Numa manhã ensolarada no Estoril, o piloto britânico foi o mais rápido no primeiro exercício de qualificação da temporada com o McLaren 650S que compartilha com Shaun Balfe, parando o cronómetro em 1m36.346s. Balfe é um perfeito conhecedor do circuito do Estoril, assim como Thomas Biaggi.
A 1ª qualificação ‘ditou’ sete carros dentro do mesmo segundo, e ao lado do McLaren vermelho da da Balfe Motosport está o estreante Lexus RC-F da Emil Frey Racing. Na segunda fila está o McLaren de Côme Ledogar da Garage 59 e Ferrari de Marco Cioci da AF Corse. O primeiro Lamborghini de Thomas Biaggi e Giovanni Venturini compartilha a terceira fila com o primeiro Mercedes AMG do brasileiro Allam Khodair e do espanhol Marcelo Hahn.
O melhor tempo na categoria AM foi conseguido por António Coimbra no Mercedes AMG, que conseguiu ficar na frente do BMW M6 conduzido por Filipe Barreiros.
Miguel Ramos, acompanhado pelo dinamarquês Mikkel Jensen (Ferrari 488), Lourenço Beirão da Veiga e António Félix da Costa (BMW M6 GT3), António Coimbra e Luis Silva (Mercedes AMG GT3), Filipe Barreiros e José Guedes (BMW M6 GT3) são os portugueses presentes no arranque do International GT Open no Estoril, não tendo qualquer deles entrado no top ten da qualificação para a primeira corrida. No entanto, amanhã disputa-se a 2ª qualificação e as coisas podem mudar.
HORÁRIO DE DOMINGO
09.00/09.30 Qualificação 2 Euroformula Open
09.40/10.10 Qualificação 2 International GT Open
10.30 Corrida 1 Single Seater Series 20´
11.10 Corrida 1 Classic Super Stock 20´
12.15 Corrida 2 Euroformula Open 19 laps – max. 35´
13.15 Corrida 2 International GT Open 60´
14.50 Corrida 2 CNV Turismos / TCR Ibérico 30´
15.40 Corrida 2 CN de Clássicos de Circuitos 25´
16.25 Corrida 2 CN Legends 25´
17.10 Corrida 2 Single Seater Series 20´