LAZER E AVENTURA | O projeto solidário Volta a África 2017 já está em rota africana. São quatro amigos (2 em moto e 2 que vão partilhar o 4X4), que apaixonados por África e aventura, partiram no passado dia 21 de maio do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para uma longa viagem de cerca de 40.000 km no continente negro.
Fotos de Pedro Fernandes e Arquivo
A ideia que deu origem a este projeto nasceu da vontade de três amigos, amantes das viagens em duas rodas, em embarcar numa aventura e numa experiência de vida única no sentido de descobrirem o continente africano, cada um deles com uma Yamaha Ténéré XT660Z. Durante a viagem estão a ser acompanhados por um veículo 4x4.
MUITO MAIS QUE UM DESAFIO DE SUPERAÇÃO PESSOAL..
O projeto é muito mais que uma viagem de superação pessoal. Foi também a forma que estes aventureiros encontraram para levar apoio às populações mais carenciadas que vivem em locais remotos dos países por onde vão passar. Assim, nesta viagem, reduzidos a dois após um infeliz acidente do terceiro aventureiro, o grupo vai doar “kits” higiene dentária, roupas e artigos escolares. É também intenção dos viajantes promover e divulgar os locais de passagem, seja a nível turístico, cultural ou social.
O Volta a Africa 2017 vai percorrer cerca de 40 000 quilómetros em Africa em três etapas. A primeira vai fazer a ligação entre Lisboa e Luanda, passando pela Costa Ocidental Africana, onde vão fazer parte do itinerário países como Marrocos, Mauritânia, Senegal, Guiné Bissau Nigéria, entre outros, até chegar a Angola. A segunda etapa sairá de Luanda, viajará até Maputo e regressa novamente Luanda. Nesta viajem os aventureiros passarão pelos países do sul de África nomeadamente Namíbia, Africa do Sul, Moçambique, Malawi entre outros. A terceira já em 2018 trará os aventureiros de regresso a Portugal.
Para além do relato que iremos dando no MOTORES desta aventura solidária, pode sempre acompanhar os vídeos em https://www.facebook.com/VOLTA-a-%C3%81frica-873364932693567/
Quem são os quatro aventureiros?
JOÃO OLIVEIRA
“Tenho 42 anos. Comecei as minhas aventuras nas viagens com 22 anos quando de mota (Yamaha XTZ660) percorri alguns países europeus como Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha e Bélgica. Mais tarde, já em 4X4, começaram as aventuras africanas como Tunísia e Marrocos. Percorri a Península Ibérica por diversas vezes sempre em mota, conhecendo Portugal de Norte a Sul, permanecendo as estradas nacionais e regionais para um maior conhecimento das regiões. Em Africa estive também em Angola, Africa do Sul, Moçambique e CaboVerde. Estive também no Brasil e Macau. Nas viagens procuro sempre conhecer as gentes e hábitos locais.”
VICTOR MONIZ
“Comecei a viajar bem cedo 1ª viagem em 1970 Caracas- Lisboa, acho que foi essa viagem que fez despoletar o bichinho das viagens. Desde cedo o vicio das 2 rodas nas viagens. Primeira viagem numa Casal 50cc (alcunha a frança) Curia - Vila Real santo Antonio, a partir dai foi sempre a descobrir Mundo quase sempre em 2 rodas. 1990 - primeira viagem a Jerez de la Frontera. 1991 sócio fundador do Moto Clube da Bairrada.
1994 - Participação no rally F.I.M em Havirov(Republica Checa ). 1996 - Participação Euro Demo em Bruxelas ( Bélgica). 1996 - 2001 varias viagens pela Europa e Resto do Mundo ( moto - carro - comboio ). 2001 - Viagem de moto até São Petesburgo ( Russia ). 2003 - Viagem a Marrocos. 2005 - Varias viagens na America Latina e do Sul -Estados Unidos e Canada. 2007 - Ida a Dakar. 2009 - Viagem caminho do Che Guevara. 2011 - Viagem a Quênia - Ruanda -Sudão - Burundi -Uganda. 2012 - Participação no Mongol Rally. 2013 - Varias viagens. 2015 - Angola. 2016 - Africa do Sul - Suazilândia - Lesoto. Organizador de vários eventos solidários. Presidente da Associação Bairrada Solidaria.”
RUI VIEIRA
Rui Vieira tem 44 anos e viajou por 95 países em quatro continentes. Privilegia normalmente as viagens terrestres por considerar que assim se conhece melhor um país e sua cultura. Das "road trips" destaca a viagem Panamericana que realizou num período de 9 anos (de 2007 a 2016) dividida por 8 etapas num total de 16 países, percorrendo mais de 45.000 kms em 122 dias de viagem. Conhece a quase totalidade dos países da América e da Europa, bem como algumas zonas da Ásia. Por África viajou maioritariamente nos países do sul - África do Sul, Botswana, Zambia, Zimbabwe, Moçambique, Swazilandia e Lesoto, ainda Marrocos, Cabo Verde e Senegal. A última viagem em 2016 foi ao Quénia, Uganda e Rwanda. Aproveita para conhecer os costumes e gastronomia local, para além de viver e sentir as experiências com os habitantes de cada uma das regiões por onde viaja.
MARIA DE FÁTIMA ROSA
“Tenho 58 anos e vivo em Estarreja. Sou aventureira, mas também procuro conhecimento e interacção com os povos. Tive felizmente a oportunidade de experienciar tudo isso durante três anos consecutivos em que realizei três viagens a Marrocos, nos anos de 2006 a 2008. Esta é a minha experiência, neste tipo de viagens.
Agora a Volta a África, vai ser a primeira grande aventura da minha vida.”