TODO-TERRENO | Ricardo Porém, acompanhado por Hugo Magalhães, venceu hoje a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal - Reguengos de Monsaraz. O piloto de Leiria terminou esta segunda jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em 3h38m41, gastando menos 5m46s que o segundo classificado, Hélder Oliveira, assumindo agora a liderança do campeonato.
Aos comandos de uma Ford Ranger da equipa South Racing, Ricardo Porém foi o líder incontestável em todos os troços disputados nesta competição demonstrando, desta forma, a fiabilidade e eficácia do seu projecto. O piloto de Leiria segue agora convicto na sua missão de alcançar o título de campeão: “Conseguimos impor o nosso ritmo. Apesar de termos uma margem confortável não nos quisemos desconcentrar, portanto continuámos a imprimir um ritmo forte. Era nossa intenção ganhar a especial de forma a arrecadar o máximo de pontos e foi isso que aconteceu. Somos líderes do campeonato e estamos satisfeitos com este resultado. Agora há que continuar para tentar conquistar o título”, referiu Ricardo Porém.
A segunda posição na prova alentejana foi ocupada por Helder Oliveira (Nissan Navara V8) que, acompanhado por Pedro Pires de Lima, tinha sido terceiro classificado no prólogo. O piloto de Barcelos terminou bastante satisfeito com a sua prestação.
“À partida para esta etapa sabia que só se algo de anormal acontecesse com o Ricardo poderia vencer, mas as corridas são sempre uma caixinha de surpresas. Limitei-me, por isso, a dar o meu melhor depois de ter feito algumas afinações que me pareceram mais adequadas. Por isso, e porque me senti mais solto, hoje diverti-me muito mais. Se tivesse tido tempo para treinar e afinar melhor o carro poderia ter feito ainda melhor ao nível de tempo, mas não dava para tirar a vitória ao Ricardo. Saio de Reguengos muito satisfeito”, referiu Helder Oliveira.
Pedro Ferreira (VW Amarok), navegado por Valter Cardoso, completou o pódio desta competição, mantendo a posição já conquistada no primeiro dia desta que é a 29ª edição da prova alentejana e ascende ao segundo lugar do Campeonato Nacional de todo-o-Terreno.
Para o piloto do Porto “o objetivo foi cumprido. Queríamos terminar numa boa posição no campeonato e foi o que aconteceu. Neste momento estamos em segundo, o para nós é excelente, tendo em conta que não fizemos assim tantas corridas. Daqui para a frente há que continuar a fazer o mesmo trabalho, sem arriscar em demasia. Temos de ser conscientes do que temos nas mãos. Houve alguns problemas no motor que vamos corrigir para a próxima corrida mas, excluindo essa questão, temos que estar 100% satisfeitos com o trabalho feito até aqui”
Os irmãos Alexandre e Rui Franco levaram o BMW Serie 1 ao quarto lugar terminando a 1m21s do pódio enquanto na estreia em Portugal do Mini Cattiva a dupla Henrique Silva/Rui Gomes completou o Top 5. A dupla Rui Sousa/Carlos Silva em Isuzu venceu entre os concorrentes da categoria T2 (9º da geral) enquanto Pedro Dias da Silva acompanhado de José Janela venceram o Desafio Total Mazda com um excelente 6º lugar da geral.
Já fora do Top 10 terminou o Nissan Pathfinder pilotado por Hugo Raposo e navegado por João Santos que venceu a categoria T8. A Taça Nacional teve um UMM Alter Turbo como vencedor com uma dupla composta por José Luis Maia e Gustavo Gaudêncio.
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa já nos próximos dias 16 e 17 de Junho altura em que se disputa a Baja do Pinhal.