EVENTO | O Alfa Romeo Giulietta SS Prototipo do ano de 1957, premiado como "Best of Show" e o Troféu Coppa d'Oro “Prestige”, atribuído ao histórico carro de recordes do Conde Lurani - equipado com um motor de moto da Moto Guzzi - foram as duas estrelas do Concurso Villa D’Este 2017.
Ricardo Ferreira
O Júri do concurso conferiu o prémio de "Best of Show" ao Alfa Romeo Giulietta SS Prototipo. O carro foi apresentado nas margens do Lago de Como por Corrado Lopresto. O vencedor da Coppa D’Oro foi o aerodinâmico Lurani Nibbio, um carro monolugar construído em 1935 que quebrou inúmeros recordes de velocidade.
O vitorioso Giulietta SS Prototipo foi desenhado por Franco Scaglione (1916 - 1993) em 1957. O estilista principal na época do carroçador italiano Bertone, desenvolveu este coupé com base em três estudos aerodinâmicos que emergiram da cooperação entre Bertone e a Alfa-Romeo, projeto que foi por si liderado entre 1953 a 1955.
Até hoje, os seus carros ficaram conhecidos como B.A.T. Mobiles - o acrônimo que significa Alfa-Romeo Berlinetta Aerodinamica Técnica. Este protótipo tem um chassis de liga leve, elegante e simples. Tendo montado um motor de quatro cilindros com 100 cv de potência sob o capô – uma potência extrema na época - este protótipo foi o precursor do famoso modelo de série da Alfa-Romeo, Giulietta Sprint Speciale, apresentado em 1959. É por isso considerado, como uma síntese entre realidade e ficção.
O NIBBIO CAÇA-RECORDES DO CONDE DE CALVENZANO
O prémio de prestígio mais tradicional - a Coppa d'Oro Villa d'Este – do mais célebre Concurso d’Elegância do mundo é sempre atribuído por consulta e votação do público presente no evento. Este ano, o famoso galardão foi atribuído ao carro de recordes Lurani Nibbio, construído em 1935. Os visitantes do parque de Villa d'Este ficaram impressionados, não só pela sua silhueta de puro compacto desportivo, como pela sua fascinante história.
O Nibbio foi uma criação do jornalista italiano, editor, designer de automóveis e piloto de corridas Giovanni Lurani Cernuschi, VIII Conde de Calvenzano (1905 - 1995). Foi ele próprio que projetou, construiu e conduziu o veículo, passando desde então a registar números recordes de velocidade. Para lhe dar alma, o Conde de Calvenzano escolheu um motor de motociclo de dois cilindros de 500cc da Moto Guzzi com 46 cv.
O Lurani Nibbio registou quatro recordes do mundo de velocidade (World Speed Records), sempre com o criativo Conde ao volante, conseguindo ainda oito outros recordes depois do trabalho de optimização do chassis em 1939. Mais tarde, um motor de 250 cc foi montado no Lurani Nibbio e o carro bateu mais seis registos de velocidade no período até 1947.
Um momento alto foi a entrada do neto do construtor, Federico Göttsche Bebert, no Lurani Nibbio durante o concurso de 2017. O veículo está na posse da família até ao presente – algo que raramente acontece! Frederico viu assim voltar à vida o carro do seu avô e ficou muito orgulhoso de aceitar a Coppa d'Oro Villa d'Este. "É um sentimento incrível de poder comemorar os sucessos do meu avô num palco como este e depois de tantos anos se passaram", declarou.
A scooter urbana do futuro criada na BMW foi a vencedora do troféu “Novo Concenpt”
A Puch 250 ‘Indien-Reise’ que foi em expedição desde Viena de Áustria a Mumbai, na Índia.
O ‘Concept Car’ premiado da BMW