É já este fim-de-semana que tem lugar o Rallye Vidreiro Centro de Portugal, prova que no ano passado foi considerada a melhor da temporada de 2016.
As expectativas sobre a edição de 2017 são elevadas e a organização decidiu alterar um pouco a prova (troços e organização) a fim de dar aos pilotos, espectadores, patrocinadores e jornalistas uma prova ainda mais interessante.
O rali é a 6.ª prova do Campeonato Nacional de Ralis, atualmente liderado por Pedro Meireles, em Skoda Fabia R5. Como é sobejamente sabido, esta é a única prova que sempre marcou presença no Campeonato Nacional Ralis organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Para a presente edição, a equipa do Clube Automóvel da Marinha Grande introduziu duas novas especiais (Fago/Mata Mourisca e Assanhas da Paz), aumentando assim a quilometragem da prova tanto ao nível cronometrado como em ligação. Contudo, o Clube automóvel da Marinha Grande, numa ação de melhoria continua, aproveitou os conselhos dos pilotos e melhorou a forma como as ligações são efetuadas tendo conseguido que as mesmas sejam feitas por auto-estrada (A8 e A17), sempre que possível.
Tal como é hábito, o rali terá início pelas 17 horas de sexta-feira, dia 9 de Junho e contará com duas passagens pelo troço Farol que tem partida cerca de 500 metros a norte do Farol de São Pedro de Moel e atravessa depois o Pinhal de Leiria. Mais tarde, pelas 21horas, os pilotos dão espetáculo a milhares de pessoas nas principais artérias da cidade da Marinha Grande com uma Super-Especial citadina. Já no sábado, o rali desloca-se para norte, para o concelho de Pombal, para a realização das novas especiais, voltando depois a São Pedro de Moel para a mítica passagem pelo troço de S. Pedro. Duas secções que prometem trazer para a estrada muitos fãs do automobilismo e ainda levar o rali a zonas de rara beleza natural.
Para o fim, ficou guardada a maior surpresa do rali. A cerimónia de entrega dos prémios irá regressar a São Pedro de Moel, realizando-se na Praça Principal da vila. Este final irá permitir ao público e aos muitos jornalistas que já confirmaram a presença no evento a possibilidade de confraternizar com os pilotos antes e depois da entrega dos prémios. O parque de estacionamento do Estádio Municipal da Marinha Grande receberá, mais uma vez, o parque de Assistência da prova, sendo normalmente um espaço muito visitado por todos os amantes do desporto.
Nuno Jorge, Director de Prova: “Escutamos a opinião dos pilotos e tentamos ir ao encontro das suas expectativas. Todos os carros vão ter instalado um sistema de via-verde da organização e as ligações vão ser feitas, sempre que possível, em auto-estrada. A decisão de terminar o rali em São Pedro de Moel é arriscada mas estamos confiantes que vai proporcionar a todos um momento fantástico.”
Gonçalo Figueiroa, Piloto: “Enquanto piloto que já participou nos mais diversos ralis este continua a ser o mais bonito. Como foi dito nesta cerimónia, e é do conhecimento público, esta foi eleita a melhor prova do ano 2016 e esse é o maior elogio que se pode fazer a esta organização fantástica. Poder competir neste evento é para mim um prazer e um orgulho”
O PROGRAMA DO RALLYE VIDREIRO CENTRO DE PORTUGAL
1ª Etapa – 1ª Secção
PE 01 - Farol 1 – 18,16 Km (17h00)
PE 02 - Farol 2 – 18,16 Km (19h10)
1ª Etapa – 2ª Secção
PE 03 - SUPER ESPECIAL - 1,50 Km (21h00)
2ª Etapa – 1ª Secção
PE 04 – FAGO/Mata Mourisca 1 – 13,43 km (10h00)
PE 05 – Assanhas da Paz 1 – 11,98 km (10h40)
PE 06 – S.PEDRO 1 – 15,00 km (12h00)
2ª Etapa – 2ª Secção
PE 07 – FAGO/Mata Mourisca 2 – 13,43 km (14h00)
PE 08 – Assanhas da Paz 2 – 11,98 km (14h40)
PE 09 – S.PEDRO 2 – 15,00 km (16h00)