RALLYCROSS | Considerando que o piloto da PSRX Volkswagen Suécia conduziu com o pé direito gravemente ferido, Johan Kristoffersson conquistou uma vitória heroica no WRX da Noruega. Com esta segunda vitória em 2017, o piloto sueco ampliou agora para oito pontos a sua vantagem para Mattias Ekstrom (EKS), que terminou em quarto lugar no fim de semana.
Andreas Bakkerud no Ford Focus RS, campeão da Hoonigan Racing Division, terminou em segundo lugar diante dos seus fãs em 'casa', enquanto o francês Sebastien Loeb tomou o terceiro lugar do pódio ao volante do Peugeot 208 WRX Supercar. Petter Solberg venceu a quarta sessão de qualificação, mas perdeu a final depois de terminar em quarto na sua semi-final. Solberg terminou o Hell RX da Noruega em sétimo da geral e continua no terceiro lugar na classificação de pilotos, a 17 pontos do seu companheiro de equipe e líder da série, Kristoffersson.
No Mundial de Rallycross, a PSRX Volkswagen Suécia continua a dominar a classificação por equipas, com 81 pontos de vantagem sobre a segunda classificada, o Team Peugeot-Hansen.
"Tenho que agradecer à minha equipa e ao carro, este é outro resultado muito bom para nós", disse entusiasmado Kristoffersson, visivelmente ainda com dores quando saiu do carro após a final. "Na pré-grade na sexta-feira, houve um acidente infeliz na medida em que meu pé direito foi apanhado embaixo do carro (Loeb) do Sebastien. A culpa não é de ninguém, foi apenas uma daquelas coisas que acontecem. Como não houve muito tempo entre as semifinais e as finais, foi realmente mau, mas os analgésicos ajudaram e irei ao hospital amanhã de manhã para ver isto corretamente".
Bakkerud, que garantiu o segundo lugar, foi o mais rápido na partida e foi premiado com o Prémio Monster Energy Super Charge. O norueguês liderou a primeira volta, mas Kristoffersson assumiu o comando quando Bakkerud optou por uma volta de joker. Bakkerud explicou: "Johan foi mais rápido do que eu na final - peguei o meu Joker na segunda volta, mas sai largo na primeira curva, então perdi um tempo crucial e Johan saiu à frente.”
Sebastien Loeb, foi terceiro e queixou-se de alguma falta de performance no Peugeot 208 WRX: "Não tinhamos a velocidade dos dois primeiros (Kristoffersson e Bakkerud) neste fim de semana e por isso estou muito satisfeito com o P3. Tivemos problemas de motor nos treinos, tivemos que mudar o motor e, em seguida, estávamos no quinto lugar para as meias-finais.
Tive um bom começo na minha meia final, então tentei o meu melhor para empurrar e terminar em segundo lugar, o que me colocou na segunda linha da final. Tive um excelente lançamento na final - melhor do que o (Mattias) Ekstrom e consegui fechar a porta no final da linha reta. Eu tive uma corrida muito boa, mas não consegui alcançar o ritmo dos dois primeiros. Precisamos melhorar a agilidade do carro, algo em que estamos a trabalhar".
RESULTADO DA FINAL – HELL RX NORUEGA
1. Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI)
2. Andreas Bakkerud (Ford Focus RS)
3. Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX)
4. Mattias Ekström (Audi S1)
5. Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX)
6. Timur Timerzianov (Ford Fiesta)
CAMPEONATO DE PILOTOS (APÓS 6 CORRIDAS)
1. Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI), 151 pontos
2. Mattias Ekström (Audi S1), 143
3. Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI), 134
4. Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX), 102
5. Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX), 102
6. Andreas Bakkerud (Ford Focus RS), 100
7. Ken Block (Ford Focus RS), 66
8. Timo Scheider (Ford Fiesta), 58
9. Toomas Heikkinen (Audi S1), 55
10. Timur Timerzianov (Ford Fiesta), 52
CAMPEONATO DE EQUIPAS
1. Volkswagen PSRX, 285 pontos
2. Team Peugeot Hansen, 204
3. EKS Audi, 198
4. Hoonigan Racing Division, 166
5. MJP Racing Team Austria, 115