top of page
motores7magazine

Mundial de Enduro ‘visita’ Castelo Branco | Motores


ENDURO | Castelo Branco vai engalanar-se para receber os melhores pilotos da atualidade no enduro de nível mundial. Pela primeira vez, a cidade vai ser o centro de uma prova pontuável para o campeonato do mundo da modalidade.

Entre os dias 21 e 23 de julho, Castelo Branco vai engalanar-se para receber os melhores pilotos do mundo da modalidade. Pela primeira vez, a cidade albicastrebse vai ser o centro de uma prova pontuável para o campeonato do mundo de Enudro.


A organização do Alegro Enduro Castelo Branco, está a cargo da Escuderia Castelo Branco, que coloca todos os meios e conhecimentos para garantir o sucesso do evento. A poucas semanas de receber os mais de 130 pilotos, provenientes dos quatro cantos do mundo, a prova será a sexta jornada a pontuar para o campeonato mundial da especialidade. Além da competição internacional, na qual se espera a participação de 85 equipas, esta ronda conta ainda para o campeonato português, com cerca de 50 participantes.


Para o diretor do evento do Alegro Enduro Castelo Branco, Hélder Esteves, esta é “…a prova de maior dimensão que a Escuderia já realizou relativamente às motos. É pontuável para o campeonato do mundo, o que implica um nível de exigência de excepção. É uma oportunidade única para ver os melhores do planeta a competir na região.” disse.

“Neste momento já entrámos numa fase em que ultimamos os pormenores para receber as comitivas internacional e nacional. Ao longo dos últimos meses foram tomadas muitas medidas para que esta edição seja reconhecida pela qualidade. Acreditamos que vamos conseguir por de pé uma grande prova de enduro.” acrescentou o responsável.


Os pilotos vão encontrar um percurso desenhado com base nas provas que a Escuderia Castelo Branco já organizou a contar exclusivamente para o campeonato nacional. As dificuldades do terreno serão uma evidência, a que se deverá juntar o calor, pois a região é conhecida pelas altas temperaturas que se fazem sentir no final do mês de Julho.


Com o centro operacional da prova instalado no Centro Comercial Alegro Castelo Branco, a competição têm início a 21 de julho, com a realização das Verificações Administrativas e Técnicas. É um dia preenchido com estes requisitos, mas que com o cair da noite já há ação. Às 20 horas, os concorrentes partem do parque fechado para a primeira etapa, um Super Test com 1000 metros de extensão, que se realiza no Campo Militar do Montalvão.


O aperitivo servirá para definir a primeira classificação. É um momento de grande tensão porque raramente se ganha o que quer que seja mas pode deitar-se tudo a perder. No dia 22, o primeiro concorrente deixa o Parque Fechado às 9h00. Vai abrir o percurso competitivo que começa com o Cross Test. É uma prova com 10 quilómetros que se realiza junto ao Campo de Futebol do Valongo. Às 10h15, novo desafio. É o Extreme Test, que tem dois quilómetros, e está localizado no Barrocal. 15 minutos mais tarde, tem início o Enduro Test, uma especial com dez quilómetros que tem lugar junto ao Centro Comercial Alegro. Cada um dos testes é cumprido pelos pilotos por três vezes.

O dia termina com a distribuição de prémios marcada para as 20 horas. A derradeira ronda competitiva do Alegro Enduro Castelo Branco está reservada para dia 23 de Julho. Na prática, os concorrentes enfrentam um desafio semelhante ao da véspera.


O Centro Comercial Alegro Castelo Branco vai ser o local onde basicamente tudo acontece durante estes dias, seja quando os pilotos estão a competir, ou não. É aí que a organização, em estreita colaboração com os responsáveis por este espaço comercial, instala o Secretariado, as Salas de Júri, o Gabinete de Imprensa e é também onde estão os dois parques, o de Assistência e o Fechado.

Para além da vertente competitiva, o Alegro Enduro Castelo Branco vai ter muita animação. Destaque para o concerto que se vai realizar na noite de sábado, dia 22 de Julho.


0 visualização0 comentário
bottom of page