Ivo Lopes, ‘Kiko’ Maria e Carlos Mercier realizaram hoje, as suas sessões de qualificação na quinta ronda do FIM CEV que está a decorrer no Circuito do Estoril. Um espetáculo imperdível, sobretudo nas categorias de Moto 3 e Moto 2 onde participam todos os ‘Júnior Team’ do campeonato sénior de MotoGP.
Ricardo Ferreira
O FIM CEV Repsol voltou à carga. Para esta quinta ronda da época, o FIM CEV Repsol passa pela primeira vez no emblemático Circuito do Estoril, que este ano substituiu o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) em terras portuguesas.
Dennis Foggia (71) ITA / Júnior Team VR46 Riders Academy
Duas semanas antes, a quinta ronda do campeonato disputou-se no Circuito da Comunidade Valenciana, Ricardo Tormo, onde Dennis Foggia (Júnior Team VR46 Riders Academy) venceu em Moto3 e Eric Granado (Promoracing) na Moto2. Ambos conseguiram dois triunfos, enquanto que Alex Toledo (Cuna de Campeones) se impôs no desafio da European Talent Cup... mas hoje, nenhum deles chegou hoje à pole-position no Estoril.
Lukas Tolovic em Moto2, Raul Fernandez em Moto3 e Manuel González no European Talent Cup foram os mais rápidos no final de um dia, onde apenas na classe Moto2 se verificaram melhorias nos tempos na sessão da tarde - resultado do forte vento que assolou o circuito.
Raul Fernandez (23) ESP/ MRW Aspar Team: pole de Moto 3 (1.45,976)
Moto 3: espetáculo garantido no Estoril
Sendo o mais rápido na primeira qualificação da parte da manhã com o tempo de 1.45,976, o jovem espanhol Raul Fernandez (MRW Aspar Team / Mahindra) ‘assinou’ o tempo da pole de Moto 3 no Circuito do Estoril, na frente de Aaron Polanco (Leopard Júnior Team / Honda) e do japonês Ai Ogura (Asia Talent Team / Honda) que foi o mais rápido na segunda qualificação. O atual lider do campeonato Dennis Foggia (Junior Team VR46 Riders Academy / KTM) não foi além do sétimo melhor tempo.
No campeonato, após o duplo triunfo alcançado em Valencia, Foggia chega ao Estoril como o novo e sólido líder da categoria de Moto3. O piloto romano lidera o Campeonato do Mundo Júnior com 111 pontos, Jeremy Alcoba (Junior Team Estrella Galicia 0,0 / Honda) é o segundo, com 86 pontos, seguido pelos seus companheiros da Estrella Galicia 0,0, Sergio García, com 72 pontos, e Alonso López, com 70 pontos.
Mas na realidade este dois últimos descolaram bastantes dos primeiros no Ricardo Tormo, uma vez que sofreram uma queda cada um na ronda valenciana – mas quedas é algo que não falta entre os ‘jovens lobos’ que lutam por um lugar ao sol na caravana do MotoGP.
Ivo Lopes: nono, a 1,019s do melhor tempo de Moto2
E como estão as coisas na Moto2? Uma primeira boa notícia foi a confirmação da participação de Ivo Lopes. O piloto luso, ainda em adaptação à Suter da Easy Race Moto2 Team, alcançou o 10º tempo na primeira qualificação, subiu ao 8º tempo na segunda qualificação, terminando a 1,019 segundos do tempo da pole de Lukas Tulovic (Forward Junior Team).
Lukas Tulovic (3) ALE / Forward Junior Team: pole de Moto 2 (1.42,429)
Atrás da Kalex do piloto alemão, ficaram Eric Granado, Ricky Cardús e Steven Odendaal, qualquer deles em disputa pela liderança do “Europeu” de Moto 2.
A classificação desta categoria é liderada pelo espanhol Ricky Cardús (Team Stylobike / Kalex) mas empatado a 90 pontos com Eric Granado, após as duas vitórias alcançadas em Valencia pelo piloto brasileiro da Promoracing / Kalex.
Eric Granado (51) ficou a escassos 2 milésimos do tempo da pole de Tulovic
O sul-africano Steven Odendaal (Sportcode T.Pro / NTS) que no Ricardo Tormo conseguiu o seu primeiro pódio no Campeonato da Europa de Moto2, é o terceiro classificado, 15 pontos atrás do líder. Héctor Garzó (Team WiMu CNS / TECH 3) é o quarto, apenas dois pontos atrás de Odendaal.
Ricky Cardus
Mercier liderou a SuperStock 600
A classe onde participa Carlos Mercier é a SuperStock 600. As coisas começaram mal para o piloto português, que viu o motor da Yamaha R6 quebrar-se nos primeiros treinos livres, participando agora com a sua segunda moto na qualificação… mas com limitações. “Tivemos que mudar bastantes coisas na moto, inclusive tirar todos os autocolantes e, por falta de tempo, nesta primeira qualificação nem vai poder utilizar a caixa de velocidades automática, participando com uma caixa convencional”, disse-nos o mecânico do piloto.
Ainda assim Mercier conseguiu o melhor tempo na categoria (1.50,868) e bem distante do tempo do segundo classificado, o veterano francês Phillippe Le Gallo (Yamaha Laglisse / Yamaha) que comanda a classe Superstock 600 com um total de 85 pontos, seguido por Paul Dufour (JEG Corrida) com 50 pontos.
Alex Toledo (Cuna de Campeones) irá defender a sua liderança da European Talent Cup num evento que conta com duas corridas no Estoril, categoria onde está presente o piloto de 12 anos de idade, Francisco ‘Kiko’ Maria. Entre os 29 pilotos inscritos, o jovem piloto luso tem apenas o 28º tempo (1.56,805) mas como já nos disse “não estou presente para ganhar, mas para aprender entre os melhores e evoluir”.
Amanhã o dia promete ser bastante competitivo e animado, com seis corridas na agenda, uma delas válida para a Cuña de Campeones que hoje realizou a sua primeira corrida e foi ganha por Fermin Aldeguer.
HORÁRIO
DOMINGO 23 DE JULHO
09h00 - Warm Up European Talent Cup
09h20 - Warm Up Moto 2
09h40 - Warm Up Moto 3
10h00 - Warm Up Cuña de Campeones
10h15 - Pit-Lane Walk
11h00 - European Talent Cup Corrida 1 (16 voltas)
12h00 - Moto 2 Corrida 1 (18 voltas)
13h00 - Moto 3 (17 voltas)
14h00 - European Talent Cup Corrida 2 (16 voltas)
15h00 - Moto2 Corrida 2 (18 voltas)
16h00 - Cuña de Campeones Corrida 2 (8 voltas)
O acesso ás bancadas é gratuito e o paddock tem um custo de 10 euros, sendo que as bancadas abertas serão a A, B e E. O dia de domingo verá a primeira corrida realizar-se ás 11 horas da manhã e a derradeira tem o seu arranque agendado para as 16 horas.
RESULTADOS DAS QUALIFICAÇÕES