
WRC | No quarto rali que fazem com um WRC, Esapekka Lappi e Janne Ferm conseguiram arrancar um triunfo, levando a Toyota à segunda vitória no ano de regresso ao mundial de ralis.
Foi um rali surpreendente pelos nomes envolvidos na luta pelo 1º lugar onde assistimos a uma verdadeira geração de finlandeses voadores a darem cartas no rali da sua terra, mas assistimos também a um domínio inquestionável dos Toyota Yaris WRC, que chegaram a ocupar todos os lugares do pódio.

Esapekka Lappi
Só o abandono de Jari-Matti Latvala por problemas eléctricos entristeceu as hostes da equipa liderada por Tommi Makinen, mas sem manchar a sua actuação. A partir do abandono de Latvala, Lappi limitou-se a controlar a vantagem que tinha, tendo rubricado uma actuação extremamente cautelosa na etapa de Domingo mas ainda assim e não evitar um toque no penúltimo troço.
Se na frente Lappi não arriscava, atrás dele a luta estava ao rubro. Elfyn Evans teve um forcing final juntando-se a Teemu Suninen e Juho Hanninen na disputa do 2º lugar e acabou mesmo por ser o britânico a conseguir chegar a essa posição. Hanninen pareceu não arriscar tudo por tudo no final e ficou com o 3º lugar. Teemu Suninen rubricou uma excelente actuação este fim de semana mas um pião no penúltimo troço impediu-o de lutar até ao final pelo lugar no pódio.

Teemu Suninen
Craig Breen voltou a efectuar uma boa prestação na Finlândia, e apesar de não ter conseguido manter o ritmo inicial foi o melhor dos Citroen. Thierry Neuville ficou com o 6º lugar e sai da Finlândia empatado na liderança do mundial com Ogier, não tendo aproveitado da melhor forma o abandono do francês graças à sua falta de performance este fim de semana. Ott Tanak conseguiu recuperar até ao 7º lugar e ficou na frente de Kris Meeke que teve um rali para esquecer no regresso do "castigo".

Craig Breen
Classificação final:
1º Lappi - Toyota - 2h29m26,9s
2º Evans - Ford - a 36,0s
3º Hanninen - Toyota - a 36,3s
4º Suninen - Ford - a 1m01,5s
5º Breen - Citroen - a 1m22,6s
6º Neuville - Hyundai - a 1m33,1s
7º Tanak - Ford - a 1m53,6s
8º Meeke - Citroen - a 3m12,6s
9º Sordo - Hyundai - a 4m11,5s
10º Ostberg - Ford - a 4m21,2s
