Apesar de uma especial particularmente traiçoeira, e ainda com os resquícios da lesão contraída na mão, o piloto português da Honda recusou-se a baixar os braços, concluindo a 3ª etapa no segundo lugar, a 3m34s da Husqvarna do chileno Pablo Quintanilla.
Na especial que completou a primeira metade do Rali do Atacama, Paulo Gonçalves perdeu por pouco o triunfo numa especial longa, árdua e cheia de armadilhas. O segundo lugar permitiu ao piloto português manter o quarto lugar na classificação geral. Já o seu companheiro da Monster Energy Honda Team, Kevin Benavides, com a desvantagem de ter que abrir a pista, terminou na terceira posição, a cerca de 1 minuto de Gonçalves.
No dia de ontem os participantes do Rali do Atacama atravessaram o coração do deserto mais árido do mundo, numa terceira - de Tal Tal a Mejillones – etapa importante para todos aqueles que disputavam posições para o pódio final da prova sul-americana. Durante o dia, Pablo Quintanilla dominou os acontecimentos com a Husqvarna Rally, o piloto português foi segundo com a CRF450 RALLY, seguido a pouca distancia pelo companheiro argentino Kevin Benavides.
Sam Sunderland, com a primeira KTM oficial terminou o dia na quarta posição, a 5'37 do vencedor da etapa, ocupando agora o britânico a terceira posição da geral… com o piloto de Esposende a menos de 1 minuto no quarto lugar.
Paulo Gonçalves:
“Foi uma etapa boa mas longa de 350 quilómetros e com troços muito difíceis, que já passamos uma vez no Dakar de 2015. Houve muitos perigos, tentei ir tão rápido quanto pude e estou feliz com o segundo lugar que alcancei.
Estou bem com a lesão na mão e veremos o que podemos fazer amanhã (hoje), noutra etapa longa e complicada.”
Classificação geral (após 3 etapas):
1º PABLO QUINTANILLA (CHI) Husqvarna 7:20'23
2º KEVIN BENAVIDES (ARG) Honda +4'48
3º SAM SUNDERLAND (GBR) KTM +11'52
4º PAULO GONCALVES (POR) Honda +12'17
5º XAVIER DE SOULTRAIT (FRA) Yamaha +12'19
6º MATTIAS WALKNER (AUST) KTM +17'44
7º FRANCO CAIMI (ARG) Yamaha +20'05
8º ADRIEN VAN BEVEREN (FRA) Yamaha +34'27
9º JOSÉ CORNEJO (CHI) KTM +39'01
10º DANIEL GOUET (CHI) KTM +49'12