Mais uma vez o selo do sucesso e a forte adesão de pequenos pilotos marcaram uma ronda do Troféu de Iniciação Velocidade 2020. O Troféu Oliveira Cup foi outra competição em destaque no Kartódromo do Oeste.
Desta feita foi o Kartódromo do Oeste no Bombarral que acolheu nos seus pouco mais de 1.100 metros a jovem e irrequieta caravana das pequenas IMR que são comuns a todos os participantes neste primeiro ano de Velocidade 2020, um projecto de iniciação promovido em parceria pela Federação de Motociclismo de Portugal, Motor Clube do Estoril e Motoval com o objectivo de descobrir e promover novos valores para a velocidade nacional que competem neste primeiro ano de forma totalmente gratuita em diversos kartódromos nacionais.
Foram 12 os pilotos com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos que marcaram presença no Kiro, a quarta ronda da temporada depois das visitas a Portimão, Santo André e Évora, com a vitória a sorrir a Tiago Balhé em ambas as corridas realizadas. Na primeira Balhé bateu Manuel Fonseca por pouco menos de quatro segundos, na seguinte seria Bruno Salreta a secundar o vencedor por troca com Fonseca que foi terceiro.
Salvador Sampaio e Naama Rosa dividiram igualmente o quarto e quinto lugares, posições onde fecharam as duas corridas, com Naama na quarta posição na primeira corrida e Salvador a ocupar o lugar na prova de fecho do dia.
Oliveira Cup - Tomás Alonso retoma liderança na categoria de MiniGP
Depois de ter estado afastado cerca de 1 mês da competição, após ter fraturado a perna no Campeonato Nacional de Velocidade, Tomás Alonso regressou este fim de semana às corridas, no Kartódromo do Bombarral, no âmbito da 4ª jornada da Oliveira Cup, e acaba de reconquistar a liderança no topo da tabela geral de classificação, na categoria MiniGP, com 75 pontos.
Embora pautadas por algumas quedas sem gravidade, as mangas disputadas pelos jovens pilotos revelaram-se corridas altamente renhidas, com a liderança das mesmas a ser discutida sobretudo entre Tomás Alonso e “Quique” (Pedro Fraga). Tomás Alonso, já praticamente recuperado da sua recente lesão, esteve ao seu mais alto nível, superando consecutivamente os seus tempos. Já Pedro Fraga, mais conhecido por “Quique”, de nacionalidade espanhola, tem evoluído positivamente na conquista do seu lugar a cada manga e na classificação geral desta competição, que tem o mentoring de Miguel Oliveira.
Com um traçado diversificado e uma boa componente técnica, o Kartódromo do Bombarral viu subir ao pódio Tomás Alonso (na foto), Quique e Pedro Fragoso, com idades compreendidas entre os 13 e 14 anos, na categoria MiniGP
Segundo Paulo Oliveira, “estamos precisamente a meio do campeonato e temo-nos apercebido da evolução muito positiva de todos os pilotos, em especial dos nossos jovens pilotos, que estão a revelar o seu verdadeiro nível e a competir cada vez mais em grupo, com os tempos muito próximos uns dos outros. Vemos neles inclusive uma atitude mais séria e compenetrada e, por isso, o balanço até ao momento só poderia ser muito positivo”.
Já a categoria Naked deu também provas de uma vontade de vencer sem igual, com corridas marcadas por um desempenho muito competitivo dos pilotos. As competições desta categoria são, aliás, geralmente marcadas por grandes batalhas entre os pilotos mais experientes, acima dos 16 anos e sem limite de idade. O pódio foi ocupado por André Pereira, Luís Castro e Raul Garcia.
A 5ª prova do Troféu Escola de Motociclismo Oliveira Cup terá lugar no SAKI, Kartódromo de Santo André, no próximo dia 3 de setembro, onde estará também presente Miguel Oliveira, o piloto de Moto2 da Red Bull KTM Ajo e mentor deste projeto pedagógico.
VELOCIDADE 2020 – RESULTADOS
Corrida 1
1º Tiago Balhé com 21 voltas
2º Manuel Fonseca a 3.839s
3º Bruno Salreta a 4.018s
4º Naama Rosa a 1 volta
5º Salvador Sampaio a 1 volta
Corrida 2
1º Tiago Balhé com 21 voltas
2º Bruno Salreta a 6.560s
3º Manuel Fonseca a 1m07.341s
4º Salvador Sampaio a 1 volta
5º Naama Rosa a 1 volta
OLIVEIRA CUP - RESULTADOS
MiniGP – Classificação geral
1º TOMÁS ALONSO, com 75 pontos
2º PEDRO FRAGOSO, com 65 pontos
3º MARCO MATEIRO, com 59 pontos
Naked – Classificação geral
1º JAVIER GOMEZ, com 82 pontos
2º ANDRÉ PEREIRA, com 78 pontos
3º LUÍS CASTRO, com 63 pontos