Após quase uma semana de intensa preparação e onde todos os pormenores foram cuidadosamente inspecionados, as três selecções nacionais que estão presentes na 92ª edição dos International Six Days Enduro enfrentam hoje, segunda-feira, o primeiro dia de competição.
Sábado foi dia de desfile e apresentação oficial de todos os participantes, numa cerimónia que marca o início de todas as edições dos ISDE e que desta feita levou os participantes oriundos de 30 nações até ao centro da cidade que regressou a Brive-La-Gaillard 16 anos depois da anterior passagem pela cidade gaulesa. No regresso dos ISDE a solo francês desde 2001 estarão cerca de 700 pilotos preparados para enfrentar mais de 1000 quilómetros de competição que se iniciam na próxima segunda-feira
Seleção Sénior
A comitiva lusa
Juventude e experiência misturam-se numa equipa liderada pelo próprio presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, que mais uma vez será o Team Manager da equipa numa prova onde o responsável máximo da mesma é igualmente português, Pedro Mariano, ele que é também o presidente da Comissão de Enduro em Portugal e membro da Comissão a nível internacional.
Na selecção Sénior estão presentes Diogo Ventura, Gonçalo Reis, Luis Oliveira e João Vivas; nos Júniores Tomás Clemente, Manuel Teixeira e André Martins e em estreia estará também uma selecção feminina composta por Rita Vieira, Flavia Rolo e Bruna Antunes,
Seleção Júnior
As equipas Sénior, Júnior e Feminina contam igualmente com a companhia da formação IS3 Team Portugal, com Fernando Sousa, Fernando Sousa Jr. e Ricardo Wilson, numa das mais numerosas representações lusas fora de Portugal - que recebeu os ISDE em 1999 e 2009.
Hoje os pilotos enfrentam o primeiro dia de competição, com 259 quilómetros de percurso desenhados no Vale da Dordogne, cinco assistências e cinco especiais cronometradas, sendo nota de destaque o facto do percurso não ser em voltas como é tradicional mas sim em linha. Este primeiro dia de prova será exactamente igual ao segundo e as especiais em erva e o percurso nos bosques desta região, serão certamente obstáculos para os menos adaptados a este tipo de piso.
Seleção feminina