Conheça os principais protagonistas da competição que irá ter lugar no Porto, nos dias 2 e 3 de setembro. Tudo aqui na MOTORES, o programa e horários da sexta prova do campeonato do mundo de 2017, daquela que é a quarta passagem dos acrobatas da Red Bull Air Race por Portugal.
São 23 pilotos de duas classes diferentes que irão voar nas margens do Douro, entre o Porto e Gaia, naquela que será a sexta etapa da temporada.
Esta é a quarta vez que esta prova irá passar por Portugal, após as edições de 2007, 2008 e 2009.
O público pode acompanhar toda a ação nas margens do Porto e de Gaia, em vastas áreas de acesso livre onde serão montados também ecrãs gigantes – permitindo assim reter os melhores momentos com o apoio de comentadores especializados. Quem não tiver a oportunidade de estar presente, pode acompanhar o evento através da transmissão em direto no site da competição e também na antena da SIC.
MASTER CLASS
Cristian Bolton (Chile) Avião: Edge 540 V2
Melhores resultados: 8º lugar em Abu Dhabi (2017)
Cristian Bolton é o primeiro chileno a integrar a Master Class na Red Bull Air Race World Championship. Mesmo antes de competir no nível de topo pela primeira vez no Indianapolis Motor Speedway, em outubro de 2016, Bolton fez história na América Latina na classe Challenger, conquistando lugares no pódio em oito corridas, incluindo o terceiro lugar na final da Challenger Cup em 2015.
Esse é apenas o capítulo mais recente da história para o antigo tenente-coronel condecorado pela Força Aérea chilena.
François Le Vot (França) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: 3º lugar em Abu Dhabi (2016). Vencedor da Challenger Cup (2014)
Na sua terceira temporada de competição na Master Class, François Le Vot é um ex-piloto da Força Aérea francesa condecorado várias vezes e com um palmarés de títulos em campeonatos franceses, europeus e mundiais de voo acrobático.
O piloto francês fica na história da Red Bull Air Race por ter vencido as três primeiras corridas da primeira temporada da Challenger Class (2014). Já com um pódio conquistado na Master Class, Le Vot procura agora mais.
Juan Velarde (Espanha) Avião: Edge 540 V2
Melhores resultados: 2º lugar em Abu Dhabi (2017)
Um dos principais pilotos de Espanha, Juan Velarde cumpriu o seu terceiro ano de competição na Red Bull Air Race World Championship. Velarde destacou-se na temporada inaugural da Challenger Cup (2014) e tem feito progressos impressionantes e no arranque desta temporada alcançou o seu primeiro pódio!
Kirby Chambliss (Estados Unidos da América) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: Campeão no Campeonato Mundial da Red Red Bull Air Race (2004 e 2006). 11 vitórias e 29 pódios em etapas da Red Bull Air Race
O atual líder do Campeonato do Mundo é um dos pilotos mais notáveis a participar na Red Bull Air Race. Com um palmarés que inclui dois títulos mundiais e onze triunfos em provas, é o terceiro piloto mais vitorioso de todos os tempos.
A sua destreza no avião levou-o ao pódio em 11 das 12 edições, uma consistência notável só interrompida em 2014, quando Chambliss se ficou pelo 4º lugar em Gdynia. Prepara-se agora para defender o primeiro lugar do campeonato e dar sequência às vitórias alcançadas em Budapeste e Kazan.
Martin Sonka (República Checa) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: 1 vitória e 6 pódios em etapas da Red Bull Air Race. 4º classificado no Campeonato Mundial da Red Red Bull Air Race (2015)
Martin Sonka é um dos principais pilotos não só na República Checa, mas em toda a Europa, com resultados excelentes tanto na Red Bull Air Race World Championship como nas grandes competições de acrobacia aérea. Apesar de ter conquistado vários lugares no pódio na Master Class nas quatro temporadas anteriores, Sonka não conseguiu vencer nenhuma corrida em 2016.
No entanto, com um grande arranque de 2017 em Abu Dhabi, o piloto checo estreou-se a vencer. No Porto vai tentar roubar a liderança do Campeonato que está na posse de Kirby Chambliss.
Matt Hall (Austrália) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: 4 vitórias e 15 pódios em etapas da Red Bull Air Race. Vice-Campeão no
Campeonato Mundial da Red Red Bull Air Race (2015 e 2016)
Um dos pilotos mais consistentes e tenazes da Red Bull Air Race, o australiano Matt Hall esteve na segunda posição do pódio no Campeonato do Mundo por dois anos consecutivos. Nesta temporada, os resultados têm sido um pouco aquém das expetativas, mas é sempre um adversário a ter em conta.
Matthias Dolderer (Alemanha) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: Campeão no Campeonato Mundial da Red Red Bull Air Race (2016). 3 vitórias e 11 pódios em etapas da Red Bull Air Race
Há muitos anos que os especialistas na Red Bull Air Race diziam que Matthias Dolderer seria um dia campeão do mundo se conseguisse ser mais consistente a voar. Em 2016, ele provou que estavam certos ao vencer o Campeonato do Mundo. E devido a essa consistência, tornou-se o primeiro piloto na história da Red Bull Air Race a conquistar o título antes da última prova do campeonato! Nesta temporada vencedora do Campeonato do Mundo, Dolderer ficou em primeiro ou segundo lugar em todas as provas, excepto numa. Esta consistência fará dele um concorrente sério a ter em conta nos próximos anos.
No entanto, os resultados alcançados em 2017 não estão em linha com os do ano passado e o atual sexto posto não coincide com a qualidade do piloto alemão.
Michael Goulian (Estados Unidos da América) Avião: Edge 540 V2
Melhores resultados: 1 vitória e 3 pódios em etapas da Red Bull Air Race. 5º classificado no Campeonato Mundial da Red Bull Air Race (2016)
Um dos concorrentes mais experientes e determinados do Campeonato do Mundo, Michael Goulian tem uma carreira repleta de momentos altos, incluindo uma vitória memorável na icónica Red Bull Air Race de Budapeste, na Hungria.
Depois de um ano de preparação em 2015, quando o norte-americano introduziu novos membros na equipa e um novo avião, a equipa de Goulian começou a ver resultados na temporada passada, criando uma expectativa elevada para 2017, convertida até ao momento num pódio na etapa de Kazan.
Mikael Brageot (França) Avião: MXS-R
Melhores resultados: 6º lugar em Budapeste (2017). Vencedor da Challenger Cup (2015)
Mikael "Mika" Brageot pode ser novo na Master Class nesta temporada, mas já é um rosto familiar para os fãs da Red Bull Air Race desde 2014. O piloto da região francesa de Aquitaine integrou a Challenger Class durante dois anos, vencendo o Challenger Cup antes de assumir um papel pioneiro no Programa de Mentoring Master da Red Bull Air Race.
Com o benefício dessa experiência e um histórico de medalhas de ouro em acrobacias, Brageot é agora o novo piloto de uma equipa que já venceu o Campeonato Mundial, a Breitling Racing Team.
Nicolas Ivanoff (França) Avião: Edge 540 V2
Melhores resultados: 5 vitórias e 9 pódios em etapas da Red Bull Air Race. 4º classificado no Campeonato Mundial da Red Bull Air Race (2014)
Um apaixonado concorrente na Red Bull Air Race desde 2004, Nicolas Ivanoff conta com cinco vitórias em provas. O seu triunfo na prova de abertura de 2016, em Abu Dhabi, marcou o ritmo para uma temporada emocionante.
Ivanoff teve por vezes um comportamento enigmático, voando com suprema confiança em algumas corridas e ficando fora de jogo noutras, mas é há muito admirado pelos fãs da Red Bull Air Race em todo o mundo pelo seu estilo elegante no céu e pela capacidade excepcional para lidar com pistas técnicas. Os concorrentes procuram mantê-lo sempre debaixo de olho.
Pete McLeod (Canadá) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: 1 vitória e 12 pódios em etapas da Red Bull Air Race. 5º classificado no Campeonato Mundial da Red Bull Air Race (2010 e 2014)
Pete McLeod surgiu como um dos melhores pilotos em 2014, na sua terceira temporada na Red Bull Air Race, com três pódios, incluindo uma vitória em Las Vegas.
O canadiano fez história em 2009, quando aos 25 anos se tornou no piloto mais jovem do campeonato e voltou a fazê-la em 2014 ao ser o mais jovem vencedor de uma prova. McLeod, que goza de grande popularidade no Canadá, emocionou os seus fãs com um par de pódios consecutivos no final da temporada de 2016 e, em 2017, o caminho trilhado tem sido nesse seguimento.
Peter Podlunsek (Eslovénia) Avião: Edge 540 V2
Melhores resultados: 2º lugar em San Diego (2017)
Peter Podlunsek é o primeiro piloto esloveno a competir no Red Bull Air Race World Championship. Há muito um dos pilotos de acrobacia aérea mais importantes do seu país, Podlunsek começou por participar na Challenger Class da Red Bull Air Race. Nas duas temporadas assegurou quatro presenças no pódio e terminou o campeonato como vice-campeão da Challenger Cup.
Apesar do intenso processo de aprendizagem que a ascensão à classe Master representou, em 2016, o piloto conseguiu ganhar os seus primeiros pontos no Campeonato do Mundo logo na segunda corrida, continuando a destacar-se durante toda a temporada pela sua enorme dedicação e evolução técnica.
Petr Kopfstein (República Checa) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: 2º lugar em Chiba (2017)
Na sua segunda temporada no Red Bull Air Race World Championship, o piloto checo Petr Kopfstein aperfeiçoou as suas capacidades em dezenas de competições nacionais e internacionais. Antes de se juntar à Master Class em 2016, conseguiu sete pódios em corridas na Challenger Class da Red Bull Air Race - bem como o título de campeão na Challenger Cup de 2014.
Yoshihide Muroya (Japão) Avião: Edge 540 V3
Melhores resultados: 3 vitórias e 7 pódios em etapas da Red Bull Air Race
Yoshihide "Yoshi" Muroya é um dos pilotos mais empenhados e trabalhadores da Red Bull Air Race. A dedicação compensou-o na temporada de 2016, quando conquistou a sua primeira vitória numa corrida - e a primeira para o Japão - frente a 90 mil fãs num emocionante fim de semana de junho em Chiba, feito que este ano voltou a repetir.
O primeiro piloto asiático no Campeonato Mundial tem ajudado a aumentar a popularidade deste desporto na região e é certo que ele não descansará enquanto não for campeão do mundo.
CHALLENGER CLASS
Baptiste Vignes (França) Avião: Extra 330LX
Em ano de estreia na Challenger Class, Baptiste Vignes é campeão do mundo, europeu e francês de acrobacia aérea. Vignes obteve várias medalhas nos campeonatos Europeu e do Mundo em 2009, 2010 e 2011. Foi também Campeão do Mundo como treinador da equipa francesa Avançada em 2016.
Ben Murphy (Reino Unido) Avião: Extra 330LX
Na sua época de estreia, Murphy destacou-se com uma aproximação metódica à forma de voar na competição e foi recompensado com três posições no pódio.
Como líder dos Red Arrows, a esquadrilha acrobática da Royal Air Force, Murphy foi responsável por uma equipa de mais de cem pessoas e por dirigir a esquadrilha dos nove icónicos aviões em mais de 400 exibições em todo o mundo.
Daniel Genevey (Hungria) Avião: Extra 330LX
Mais um dos estreantes na Challenger Class, Daniel Genevey é piloto de linha aérea, engenheiro mecânico e membro da equipa húngara de acrobacia aérea. Como engenheiro mecânico, colaborou no desenho de motores de foguetões para uso da Agência Espacial Europeia.
Ao mesmo tempo, obteve a licença de piloto comercial e ingressou na Air France, onde é co-piloto.
Daniel Ryfa (Suécia) Avião: Extra 330LX
Vice-campeão em 2016, Daniel Ryfa um dos pilotos mais consistentes de sempre na Challenger Cup. Ryfa é o melhor piloto acrobático da Suécia, vencedor de campeonatos nacionais e nórdicos.
Na sua primeira competição acrobática ficou na segunda posição e não parou enquanto não venceu o Campeonato Europeu de Acrobacia Aérea Avançada, em 2009.
Florian Bergér (Alemanha) Avião: Extra 330LX
Florian Bergér dominou a Challenger Cup de 2016, com duas vitórias em corridas e mais duas presenças no pódio. Uma recompensa que Bergér mereceu depois de crescer em confiança e força desde a sua estreia em 2015.
Nascido em Ingolstadt, na Alemanha, Florian Bergér é um dos pilotos mais jovens a voar na Red Bull Air Race.
Kenny Chiang (China) Avião: Extra 330LX
Novo na Challenger Class, Kenny Chiang, de Hong Kong, é o primeiro piloto da China a competir na Red Bull Air Race. É também um dos pilotos mais jovens a competir neste desporto.
Em 2014, tornou-se o primeiro piloto a representar Hong Kong no campeonato mundial de acrobacia, obtendo uma medalha de bronze na sua estreia, no que foi simultaneamente a primeira medalha atribuída a um país asiático num campeonato do mundo de acrobacia aérea.
Kevin Coleman (Estados Unidos da América) Avião: Extra 330LX
Kevin Coleman destacou-se na Challenger Cup de 2016 conquistando o segundo lugar nas suas primeiras três corridas. Venceu a corrida seguinte e terminou a época de estreia em terceiro. Coleman começou a participar em festivais aéreos aos 18 anos e conseguiu um lugar na equipa de acrobacia aérea Avançada dos Estados Unidos, que compete no Campeonato do Mundo da FAI.
Luke Czepiela (Polónia) Avião: Extra 330LX
Luke Czepiela é um experiente piloto polaco que esteve nos lugares cimeiros nos campeonatos nacionais e representou duas vezes o seu país no campeonato mundial de Acrobacia na categoria Ilimitado. Correu na primeira Challenger Cup em 2014. Em 2016, regressou e conseguiu a sua primeira vitória e quatro lugares no pódio. Já em 2017, está mais determinado do que nunca.
Mélanie Astles (França) Avião: Extra 330LX
Em 2016, Mélanie Astles tornou-se a primeira piloto feminina na Red Bull Air Race e, de imediato, deixou uma marca na competição. Com uma abordagem metódica às corridas, a sua dedicação foi premiada com um segundo lugar em Indianápolis.
Astles é cinco vezes campeã de acrobacia francesa na classe Avançada, na qual está entre os dez melhores nos Campeonatos do Mundo e Europeu.
Programa da Competição:
DIA HORÁRIO
Sábado, 2 de setembro 10h00 - 11h00 Aeroporto Red Bull Air Race (Queimódromo) aberto ao público
11h00 - 11h05 Voos de Teste - Calibration Flights
11h45 - 12h40 Voos de Treino - Challenger Class
13h50 - 15h10 Voos de Treino - Master Class
15h05 - 15h20 Side Acts
15h20 - 15h55 Qualificações - Challenger Class
16h00 - 17h30 Qualificações - Master Class
17h30 - 18h00 Side Acts
17h45 - 18h15 Sessão de Autógrafos
19h00 Final do Dia de Qualificações
Domingo, 2 de setembro 11h15 - 11h20 Voos de Teste - Calibration Flights
12h00 - 12h30 Final - Challenge Class
12h30 - 12h55 Side Act - Convidado Especial
13h00 Cerimónia de Abertura
13h00 - 14h00 Round of 14 - Master Class
14h00 - 14h15 Entrega de Prémios - Challenger Class
14h15 - 14h55 Side Acts
15h00 - 15h30 Round of 8 - Master Class
15h30 - 15h55 Final 4 - Master Class
15h55 - 16h00 Receção aos Pilotos Master Class no Aeroporto Red Bull Air Race (Queimódromo)
16h00 - 16h30 Side Acts
16h35 - 16h45 Entrega de Prémios - Master Class: no Cais de Gaia
17h00 Final do Evento
Classificação do Red Bull Air Race World Championship - MASTER CLASS (após 5 etapas):
Kirby Chambliss (EUA): 40 pontos
Yoshihide Muroya (JPN): 39 pontos
Martin Sonka (CZE): 39 pontos
Pete McLeod (CAN): 38 pontos
Petr Kopfstein (CZE): 30 pontos
Matthias Dolderer (GER): 24 pontos
Michael Goulian (EUA): 23 pontos
Juan Velarde (ESP): 21 pontos
Matt Hall (AUS): 16 pontos
Nicolas Ivanoff (FRA): 14 pontos
Classificação do Red Bull Air Race World Championship - CHALLENGER CLASS (após 5 etapas):
Florian Berger (GER): 28 pontos
Daniel Ryfa (SWE): 24 pontos
Luke Czepiela (POL): 24 pontos
Kevin Coleman (EUA): 16 pontos
Baptiste Vignes (FRA): 14 pontos
Kenny Chiang (CHN): 12 pontos
Mélanie Astles (FRA): 12 pontos
Ben Murphy (GBR): 12 pontos
Daniel Genevey (HUN): 8 pontos