Em Loheac, França, Johan Kristoffersson somou mais um triunfo com o Polo GTI WRX, mas nesta nona ronda do Mundial de Rallycross o piloto sueco teve que contar com a forte oposição de Sébastien Loeb.
Uma multidão de quase 75 000 espectadores (o recorde da presente temporada) assistiu à nona ronda do Campeonato do Mundo de Rallycross FIA em Lohéac, França. A vitória pertenceu uma vez mais a Johan Kristoffersson com o Polo GTI WRX do Team Volkswagen PSRX.
"Foi fantástico, estou tão confiante com o carro e este é o resultado do trabalho árduo da equipa", disse um Kristoffersson entusiasmado, que ampliou a sua liderança no topo da classificação do Mundial com 46 pontos de vantagem sobre o seu colega de equipa, Petter Solberg.
O piloto de 28 anos, acrescentou: "O tempo estava do meu lado e tenho sorte de ter um companheiro de equipe tão experiente como o Petter, até porque toda a sua informação é inestimável. O bom trabalho de equipa entre todos dentro da PSRX Volkswagen Suécia é algo que o dinheiro não pode comprar!”
No entanto, o líder destacado do campeonato de 2017 contou em solo francês com forte oposição da equipa da casa, o Team Peugeot Hansen, especialmente da parte do nove vezes campeão do Mundial de Ralis Sebastien Loeb.
Batalhando a liderança da tabela de tempos com Kristoffersson no primeiro dia e estabelecendo um novo recorde da volta mais rápida com uns impressionantes 36.095s, Loeb manteve o seu forte ritmo no domingo, e mesmo com a chuva persistente que varreu o leste da Bretanha chegou ao segundo lugar do pódio na frente de Mattias Ekström com o Audi S1 WRX.
"Fui o segundo na fase de qualificação, o segundo na minha semifinal e depois o segundo no final”, começou por referir Sébastien Loeb. “Foi um bom fim de semana.
A correr em casa e com mais de 70 mil espetadores isto coloca sobre os ombros uma certa quantidade de pressão e eu queria dar um show aos muitos que lá estavam para me apoiar. Ganhei uma posição em comparação com o meu resultado em Lohéac em 2016… falta agora subir mais um lugar no próximo ano".
Andreas Bakkerud (Ford Focus RS), Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI) e Timmy Hansen (Peugeot 208 WRX de 2016) terminaram, respetivamente, no quarto, quinto e sexto lugar.
Segue-se agora a prova no circuito de Bikernieki (Finlândia) no próximo dia 17 de setembro.
RESULTADOS
Classificação final, Lohéac (3 setembro 2017)
1. Johan Kristoffersson (VolkswagenPolo GTI)
2. Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX)
3. Mattias Ekström (Audi S1)
4.Andreas Bakkerud (Ford Focus RS), XX pts
5. Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI)
6. Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX)
Mundial de Pilotos (após 9 provas)
1. Johan Kristoffersson (VolkswagenPolo GTI), 241 pontos
2. Petter Solberg(Volkswagen Polo GTI), 195
3. Mattias Ekström (Audi S1), 180
4. Sébastien Loeb (Peugeot 208 WRX), 169
5. Timmy Hansen (Peugeot 208 WRX), 155
6. Andreas Bakkerud (FordFocus RS), 146
7. Ken Block (Ford Focus RS), 100
8. Toomas Heikkinen (Audi S1), 86
9. Timo Scheider (Ford Fiesta), 85
10. Kevin Eriksson (Ford Fiesta), 84
Mundial de Equipas
1. Volkswagen PSRX, 436 pontos
2. Team Peugeot Hansen, 324
3. EKS Audi, 266
4. Hoonigan Racing Division, 246
5. MJP Racing Team Austria, 180
6. STARD, 136