Marca alemã especializada em chips de performance, a RaceChip, é agora representada pela Q&F no nosso país, empresa que dá um forte contributo ao automobilismo no nosso País.
Com uma área de 6500 metros quadrados, as instalações da Q&F estão situadas junto da rotunda de acesso da A41 a Ermesinde, na área do Grande Porto.
Recentemente a empresa passou a representar em Portugal a RaceChip, especializada em chips de performance e líder mundial com mais de meio milhão de unidades vendidas até janeiro de 2016. Este fabricante alemão, sediado perto de Estugarda, desenvolveu um vasto leque de soluções, que vão desde os chips até aos sistemas eletrónicos para respostas mais eficazes no acelerador.
Segundo a Q&F, os chips de performance da RaceChip permitem um aumento até 30% na potência e no binário e, além disso, toda a eletrónica foi otimizada para possibilitar uma redução até um litro no consumo de combustível, o que se pode traduzir numa poupança anual de aproximadamente 400 euros.
A Q&F disponibiliza os modelos RaceChip Pro2, Ultimate, Ultimate Connect e os sistemas eletrónicos de aceleração XLR e XLR Connect. O RaceChip Pro2 consegue aumentos até 25% tanto em potência como em binário, enquanto no Ultimate, esse incremento é de 30%.
A versão Connect é uma opção que permite emparelhar tanto o RaceChip Ultimate ou o RaceChip XLR com o smartphone, permitindo configurações extras como diferentes modos de condução, temporizadores para permitir o aquecimento do motor antes de ativar o RaceChip, atualizações constantes, entre outras funcionalidades.
A Q&F está fortemente envolvida no automobilismo nacional, apoiando diversos projetos como o Skoda Fabia R5 que Miguel Barbosa tripula no Nacional de Ralis, o Fiesta WRC com que Manuel Correia alinha no Nacional de Montanha ou mesmo o Osella de Paulo Ramalho do mesmo Campeonato e até o Audi A3 de Patrick Cunha no TCR, sem esquecer diversos clássicos.