Tomar e o seu concelho acolheram no passado fim-de-semana a primeira edição do Templários Rally Classic, prova que contou com quase três dezenas de inscritos. Animação foi algo que não faltou, neste regresso dos rallys a uma região com forte tradição no desporto motorizado.
Fotos de João da França
Organizado em parceria pelo Motor Clube de Tomar e o Clube Automóvel do Centro, o Rallye dividiu-se em dois dias, com a noite de Sábado a ser destinada à realização da Super-Especial nas ruas da cidade Templária, e o dia de Domingo com uma dupla passagem pelas duas especiais (Porto de Cavaleiros e Brazões) a primeira com 9.600 metros e a segunda com 7.320 metros, especiais que decidiram as classificações finais entre os concorrentes do Regional e Regularidade Sport.
José Ferreira e Mafalda Coelho foram os vencedores do Templários Rally Classic depois de um intenso dia, onde discutiram a primazia na prova perante uma concorrência bem equipada e com capacidade para subir ao degrau mais alto do pódio.
A concorrência ficou mais reduzida - mas nem por isso menos aguerrida - com o abandono da dupla Nuno Carreira / Carlos Santos com o Subaru Impreza ainda no período da manhã, e os 36 segundos diferença que Ferreira - conhecido como o 'Zé do Freixo' - conseguiu no final face a Nuno Carujo e Daniel Martins mostram bem o empenho exigido para alcançarem a vitória final na prova.
Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro fecharam o pódio com o seu Mitsubishi, seguindo-se Filipa Sanguedo e Pedro Martins com o pequeno mas irrequieto Opel Adam na frente de Adalberto Melim e Rui Alves com o Alfa Romeo GTV, os melhores na classe B.
Entre os concorrentes à Regularidade Sport a vitória ficou nas mãos de Rui Soares e Hugo Soares depois de fecharem os dois dias de competição com a mesma pontuação que Sérgio Bento e Orlando Borges. O pódio ficou completo com Rodrigo Sardinha e Hugo Resende com o 'imaculado' Mini que deu nas vistas logo na noite da Sábado na Super Especial.
Nota positiva para o muito público que acompanhou a prova ao longo dos seus dois dias, irrepreensível em termos de comportamento em todos os momentos e a ajudar a tornar ainda mais animada esta estreia do Templários Rally Classic, que regressará ás estradas do concelho de Tomar em 2018.
CLASSIFICAÇÕES
Regional
1º José Ferreira / Mafalda Coelho - BMW 325 IX com 23m08,9s
2º Nuno Carujo / Daniel Martins - Mitsubishi a 36s
3º Paulo Carvalheiro / Dércio Carvalheiro - Mitsubishi a 1m02,6s
4º Filipa Sanguedo / Pedro Martins - Opel a 1m41,4s
5º Adalberto Melim / Rui Alves - Alfa Romeo a 1m53,1s
Regularidade Sport
1º Rui Soares / Hugo Soares - Fiat com 1 ponto
2º Sérgio Bento / Orlando Borges - Opel com 1 ponto
3º Rodrigo Sardinha / Hugo Resende - Mini com 2 pontos
4º Nuno Ferreira / Alexandre Neves - Fiat com 13 pontos
5º Joana Nascimento / Bruno Gonçalves - Datsun com 14 pontos