Foi perante oito mil espectadores que se realizou no passado dia 18 a prova única que decidiu o título Europeu de Supercross. O cenário do evento foi o Ergo Arena em Gdansk, na Polónia. Basaula foi o único representante luso a integrar o pelotão de pilotos na categoria maior e brilhou!
Foram 55 os atletas oriundos de 16 países divididos pelas quatro categorias e ao lado de Basaula discutiram as melhores posições naquela que é a classe rainha deste campeonato com prova única. Cole Martinez e Boris Maillard venceram as meias-finais e assumiram favoritismo para a final com a duração de 15 voltas ao traçado.
No arranque da decisiva corrida foi Boris Maillard quem assumiu o comando da corrida, mas Cole Martinez aproximou-se do rival gaulês até conseguir passar para a frente após uma ultrapassagem limpa ao francês que consolidou até ser o primeiro na linha de meta.
Dominique Thury foi o terceiro na frente de Hugo Basaula que lutou de forma intensa ao longo de toda a corrida com o britânico Jack Brunnel para terminarem a corrida separados por apenas 3 milésimas de segundo.