Após se realizarem os primeiros testes em asfalto e terra, o novo Citroën C3 R5 surgiu pela primeira vez em público, como um dos carros zero no Rallye du Var.
Já coroados como Campeões de França, e depois de venceram quatro provas com o seu DS 3 R5, Yoann Bonato e Benjamin Boulloud celebraram o seu título fazendo o batismo do novo produto ‘competição-cliente’ da Citroën Racing.
No pódio inicial, nos troços do rali e no parque de assistência, o Citroën C3 R5 foi
o centro da atenção, provando um sucesso instantâneo entre os amantes franceses dos ralis. Especialistas em Rallys, engenheiros de preparação, pilotos, co-pilotos e jornalistas – mostravam grande ansiedade em saber tudo sobre o novo carro.
O C3 R5 faz parte da nova oferta de produtos da Citroën Racing para a categoria R5. Do ponto de vista técnico, o C3 vem equipado pela primeira vez com uma mudança de marchas manual, imposta por uma mudança recente nos regulamentos. Apesar deste novo recurso, Yoann colocou o dedo polegar para cima, depois de completar rodos os 14 troços sem problemas.
Após esta aparição bem sucedida, o trabalho dos engenheiros, mecânicos e pilotos de desenvolvimento continuará com mais sessões de teste, destinadas a trabalhar tanto a fiabilidade como a performance, antes do carro ser encaminhado para a homologação na FIA.
Yoann Bonato: "Nós não tínhamos pressão do ponto de vista competitivo, mas realmente divertimo-nos com o Citroën C3 R5 este fim de semana. Já é um produto muito perto da configuração final e o perfil variado das estradas no Rallye du Var, permitiu-nos testar diferentes configurações.
O carro reagiu consistentemente às mudanças feitas, o que é um ponto muito importante para os clientes. Estou muito orgulhoso de ter sido escolhido pela Citroën Racing para conduzir o carro neste fim de semana e fico ansioso por voltar a testar o C3 R5! "