Nasser Al-Attiyah chega ao Rali Dakar 2018 com dois objetivos muito claros: vencer a prova pela terceira vez, e dar à Toyota a sua primeira vitória na competição.
Para aumentar as probabilidades de sucesso, o piloto qatari e a sua equipa trabalharam incessantemente durante o ano, com o objetivo de garantir que chegam à América do Sul em grande forma.
Al-Attiyah e o seu co-piloto, o francês Mathieu Baumel, estiveram em alta durante o ano inteiro, somando vitórias em diferentes bajas como as realizadas nos Emirados Árabes Unidos, no Qatar, Cazaquistão, em Espanha, na Hungria, Polónia e Marrocos.
Triunfos acumulados que acabaram por conferir ao piloto do Qatar o terceiro título consecutivo na Taça do Mundo da FIA de Todo-o-Terreno.
E sobre o Dakar 2018, Al-Attiya diz: “Tenho como objetivo o mesmo que tenho em todos os outros Dakar em que participei: Vencer!”.
Nasser Al-Attiyah e Giniel De Villiers são os dois pilotos da Toyota no 40º rali Dakar
Uma pick-up Hilux melhorada em conforto...
Ao mesmo tempo que vencia bajas em todo o mundo, Al-Attiyah trabalhou directamente com os mecânicos e engenheiros da Toyota Gazoo Racing, sempre no sentido de melhorar o veículo que irá levar para competir no Dakar.
A Toyota Hilux que está nesta altura a viajar e chegará em breve ao Perú, foi totalmente adapatada ao longo do ano para resistir às difíceis condições da prova sul-americana. Foi modificada a posição de condução para se tornar mais confortável e o chassis reforçado nos principais pontos de ligação à cobertura da carroçaria.
Após as verificações técnicas, veremos na segunda semana de janeiro se Nasser Al-Attiyah e o belga Giniel De Villiers – os dois pilotos oficiais da Toyota – se irão conseguir bater-se de igual para igual contra as restantes equipas na classe de automóveis.
Confiante para 2018, Al-Attiyah parte para mais este desafio determinado em chegar ao terceiro troféu no Dakar.
Tal como Carlos Sainz, foi nos ralis do WRC e do Médio Oriente (na foto a comemorar em 2012 a sexta vitória consecutiva no rali do Dubai, com um Ford Fiesta) que Al-Attiyah mais brilhou antes de chegar ao Dakar