O exclusivo concessionário DD Classics tem à venda este impressionante Jaguar XJR-15, um superdesportivo criado para homenagear a vitória da marca britânica nas 24 Horas de Le Mans em 1988. Foram produzidas apenas 53 unidades.
Em 1988, a Jaguar venceu as 24 Horas de Le Mans. E nesse mesmo ano, começou-se a desenvolver um carro para celebrar esse sucesso desportivo, o qual poderia ser usado na estrada pelos seus clientes de elite.
A Jaguar e a Bloxham Oxfordshire Sport (uma empresa irmã da TWR) uniram esforços e começaram a trabalhar neste impressionante Jaguar XJR-15, um superdesportivo com design a cargo de Tony Southgate e Peter Stevens, dupla que alguns anos depois iria criar um modelo tão exclusivo como o McLaren F1.
O primeiro com chassis de carbono
Este superdesportivo foi o primeiro veículo homologado para andar na estrada com um chassis monobloco construído em fibra de carbono, o mesmo material que também foi utilizado na carroçaria permitindo ao XJR-15 pesar apenas 1.050 quilogramas.
O coração escolhido para impulsionar este superdesportivo foi um poderoso motor atmosférico de 6.0 litros, um V12 desenvolvido pelos especialistas da Cosworth capaz de gerar 450 cv, potencia enviada às duas rodas traseiras por via de uma caixa manual de 5 velocidades.
Com esta tecnologia o revolucionário XJR-15 conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 320 km / h.
53 unidades de 1991 a 1992
Entre 1991 e 1992, 53 unidades do Jaguar XJR-15 foram fabricadas de maneira totalmente artesanal. Esta que lhe apresentamos, pintada numa cor azul, possui o número de chassis nº44. É um dos 25 carros que foram equipados com ar condicionado, estofos em couro e uma mudança manual sincronizada. Elementos, que foram muito pouco utilizados, até porque este carro tem apenas 600 milhas marcadas, ou seja, menos de 1.000 quilómetros!
Depois de construído o carro foi enviado para a Alemanha, local de residência do seu primeiro proprietário, que a manteve em sua posse durante perto de dez anos. Foi mais tarde adquirido por um apaixonado da firma britânica em Londres, que depois de percorrer 250 milhas (400 quilómetros) enviou-o ao especialista Don Law Racing, que o configurou e retornou ao seu esplendor original, após seis anos de trabalho e 98 mil libras de fatura (mais de 110.000 euros).
Agora, este impressionante Jaguar XJR-15 está à venda na concessionária DD Classics, localizada perto de Londres. O seu preço é desconhecido, mas desconfia-se que são pedidos mais de 500 mil euros para este digno antepassado do Jaguar XJ 220.